A Mostra Berlin de Cinema, iniciada em março, apresentará seu segundo filme no dia 15 (sexta-feira), às 16 horas no Anfiteatro da Biblioteca. A obra exibida será Adeus, Lênin!, lançada em 2003.
A atividade tem o intuito de mostrar filmes que se passam na capital alemã, uma cidade que passou por várias mudanças na história recente: foi o palco do terceiro Reich, arruinada pela Segunda Guerra Mundial e dividida ao meio por um muro, durante a Guerra Fria; apesar disso, Berlim consolidou-se como um dos centros mundiais mais influentes em cultura, política, mídia e ciência. A mostra será realizada até 12 de abril.
Sinopse – Adeus, Lênin!
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Saiba mais sobre a Mostra Berlin de Cinema aqui.