A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem se destacado em diversas avaliações nacionais em razão das ações do Plano Ambiental e Estruturante. Entre elas, a criação da Diretoria de Meio Ambiente, na qual está vinculada a Coordenadoria de Prevenção de Endemias (Cope), responsável por um controle sistemático de prevenção de doenças, como a Dengue, no câmpus universitário.
As professoras do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) Stela Márcia Pereira, Josiana Muniz de Paiva Barçante, Adriana Mello Garcia e Ana Paula Peconick fazem parte da comissão permanente, além de contar com o envolvimento de professores, servidores técnico-administrativos e bolsistas.
Além da comissão, a Coordenadoria conta com a contribuição de estudantes para a realização de um trabalho preventivo de identificação de problemas, avaliação dos riscos e apresentação de soluções estratégicas. Esses estudantes participam da disciplina “Noções de Controle de Endemias e Epidemias (GMV 194)”, que prevê aulas teóricas e práticas, incluindo a elaboração de relatórios de identificação de riscos e ações específicas em parceria com a prefeitura Universitária. A prevenção é um tema tão prioritário que a disciplina é eletiva e ofertada a todos os estudantes da Universidade.
De acordo com a professora Josiana Barçante, desde que foram iniciadas as vistorias e identificação de vetores, nunca foi encontrado o mosquito Aedes aegypti no câmpus da UFLA. Porém, ela alerta: “o trabalho não deve ser pontual, mas sistemático. Deve ser ainda colaborativo, pois a prevenção é responsabilidade de todos”, enfatiza.
As ações da Coordenadoria extrapolam o câmpus da UFLA por meio de campanhas de conscientização para a sociedade de Lavras e região, como a realização de palestras e a elaboração da cartilha “Dengue, faça sua parte”, distribuída em eventos e escolas do município.
Além da Dengue, a Coordenadoria trabalha na definição e orientação de políticas de prevenção de zoonoses e endemias, como raiva, doença de Chagas, leishmaniose, enteroparasitoses, angiostrongilose, entre outras.
Informações ou aviso de focos, ligue: prof. Stela Marcia Pereira (35) 38295247 ou prof. Josiana Barçante (35) 3829 5250