O Núcleo de Estudos do Movimento Humano (Nemoh), através dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Respostas Neuromusculares (Gepren),coordenado pelo professor Sandro Fernandes da Silva, e o Grupo de Estudos em Voleibol (Grev), coordenado pelo professor Marcelo de Castro Teixeira, estão desenvolvendo um projeto em conjunto com as seleções mineiras de voleibol feminino.
De 8 a 15 de março, os estudantes de Educação Física da UFLA realizaram duas baterias de testes com a Seleção Feminina Juvenil, que participa do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), torneio organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), realizado no Paraná. Na coleta de dados foram obtidos resultados referentes à potência muscular, força máxima, força isométrica e resistência.
O objetivo do trabalho consiste na avaliação de diversas manifestações de força muscular das atletas durante o ciclo de treinamento dos selecionados estaduais, que se preparam para o CBS. O projeto tem cunho científico e irá render publicações, além de fortalecer a parceria com a Federação Mineira de Voleibol (FMV) e suas comissões técnicas, apresentando-lhes os resultados obtidos que irão auxiliar nas cargas, volumes e controle de treinamento dos atletas.
De acordo com o professor Sandro Silva, o intuito é dar continuidade ao projeto nas próximas temporadas, formando uma comissão permanente de avaliação e pesquisa em relação à força muscular e ao controle do treinamento das seleções mineiras de voleibol.
Essa primeira investigação faz parte da dissertação de mestrado de Gabriel Sulzbacher, do Programa de Motricidade Humana da Universidad Pedro de Valdívia (UPV), da cidade chilena de Chillán, que conta com o apoio e parceria dos grupos de estudos da UFLA.
A próxima coleta de dados já tem data marcada para 1º de abril, e será realizada com a Seleção Mineira Infanto-Juvenil.