Para fazer o lançamento da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação na UFLA, uma equipe de especialistas do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e do Instituto Inovação fará uma apresentação nesta segunda-feira (25), no anfiteatro Magno Antônio Patto Ramalho (Departamento de Biologia), sobre o tema: “Inovação Tecnológica e Oportunidades Associadas a ela”. Serão duas apresentações: às 14 horas, será destinada aos coordenadores dos cursos de Pós-Graduação da UFLA e, às 16 horas, destinada aos estudantes interessados em participar do Programa. A iniciativa pioneira e premiada visa a fortalecer a cultura empreendedora e de inovação nas universidades e contribuir para transformar pesquisa científica em inovação tecnológica.
Na primeira edição do Programa, realizada em 2010, a UFLA conquistou o segundo lugar, com o plano de inovação que propunha a transformação da glicerina residual do biodiesel em produtos com valor agregado, sob a coordenação do professor Luiz Carlos Alves de Oliveira. Os integrantes da equipe, formada por Alan Rodrigues, André Costa, Francisco Guilherme, Luana Ramos, Nádia Carvalho e Raphael Nogueira, levaram para casa um netbook e troféus.
Para a edição 2013, os organizadores destacam algumas mudanças. Uma delas é a nova metodologia do Embate – Empreendedorismo de Base Tecnológica, que agora passa a ser chamado de Embate Pocket. Trata-se de um seminário comportamental realizado nas universidades participantes e que busca estimular o espírito empreendedor nos estudantes, que são convidados a elaborar planos de inovação.
Diferentemente da primeira edição, os embates terão duração de apenas dois dias e os planos de inovação poderão ser elaborados com base em demandas reais de empresas, que estão sendo convidadas a participar e lançar seus desafios. Assim como ocorreu na primeira edição, os planos de inovação serão apresentados para um júri de especialistas e investidores em um evento final, e a equipe vencedora ganhará uma viagem para conhecer um centro de inovação internacional.
O Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-graduação é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e com execução do Instituto Inovação. Em 2011, a iniciativa recebeu o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, concedido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), associação que representa os interesses das incubadoras de empresas, parques tecnológicos e ações inovadoras no Brasil. O programa foi vencedor na categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador.