O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UFLA passou por um importante passo na sua consolidação: a primeira tese foi defendida no dia 22, pelo discente Horllys Gomes Barreto, no Anfiteatro do setor de Fisiologia Vegetal.
Horllys apresentou a tese “Análises dos componentes genéticos envolvidos com a indução e desenvolvimento de embriões somáticos em Medicago truncatula”, orientado pelo professor Antonio Chalfun Júnior e coorientado pelo professor Vagner Benedito (West Virginia University/USA). Ainda participaram da banca os professores Luciano Vilela Paiva, Renato Paiva e o pesquisador Carlos Henrique Siqueira de Carvalho (Embrapa Café).
A mesa de honra foi composta pelos professores Alcides Moino Júnior (pró-reitor de Pós-Graduação e representante do reitor), Luciano Vilela Paiva (coordenador do programa), Mário Lúcio Vilela (coordenador adjunto do programa) e Antonio Chalfun (orientador da tese).
O professor Mário Lúcio destacou os acordos internacionais e o expressivo número de estudantes vinculados ao programa no exterior; Luciano Paiva declarou-se orgulhoso pela consolidação do nível de doutorado com a apresentação da primeira tese; e Alcides Moino Júnior enalteceu o comprometimento dos professores do programa com a pesquisa e a internacionalização.
Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal foi criado em 2005 em nível de mestrado, com o ingresso da primeira turma em março de 2006. Em 2010, foi enviada a proposta para a criação do doutorado, aprovada na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nível 4. A primeira turma de doutorado ingressou em março de 2011.
A consolidação do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFLA, nível de Mestrado e Doutorado, é visível em razão do número crescente de candidatos a cada processo seletivo. O Programa possui uma área de concentração (Biotecnologia Vegetal) e, até o momento, 49 dissertações foram defendidas.