A Universidade Federal de Lavras (UFLA) figura entre as 100 melhores universidades da América Latina, conforme levantamento divulgado pela QS Quacquarelli Symonds University Rankings, que também produz o ranking TopUniversities. No ranking 2013, a UFLA ocupa a 94ª posição, no seleto grupo das 100 melhores universidades latinas de 19 países.
Embora tenha perdido nove posições no ranking, quando comparado a 2012, quando ocupava a 85ª posição, a UFLA elevou a pontuação geral dos sete critérios avaliados. O ranking é obtido a partir da composição dos seguintes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, números de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações proporcional ao número de docentes, citações de artigos e impacto na web.
Com base nesses indicadores, a UFLA obteve destaque no número de artigos científicos por docente, ficando em sétimo lugar e também na proporção de docentes com doutorado, ficando na 24ª posição, dentre as 300 universidades avaliadas.
Entre as universidades mineiras, a UFLA ocupa a 4ª posição no grupo “top 100”, como são chamadas as primeiras classificadas. Além da UFLA, entre as universidades federais mineiras estão ranqueadas: (UFMG) na 10ª posição, Viçosa (UFV) 69ª, Uberlândia (UFU) 78ª, Ouro Preto (UFOP) 104ª, Juiz de Fora (UFJF) 118ª e Triângulo Mineiro 138ª.
O QS Quacquarelli Symonds é organizado por um grupo britânico especializado em pesquisa e avaliações do desempenho de instituições de ensino. É responsável pelo QS World University Rankings®, que avalia cerca de 600 universidades em todo o mundo e é extensamente utilizado como referência por atuais e futuros universitários, profissionais acadêmicos e governos. Tem como finalidade promover universidades como instituições diversificadas, oferecendo uma comparação do sucesso global e o ideal de permanecer ou se tornar uma instituição com um nível de qualidade mundialmente reconhecida.