Um grupo da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrado pelos professores Maria Laene Moreira de Carvalho (DAG), Antônia dos Reis Figueira (DFP), José da Cruz Machado (DFP), a pesquisadora Sttela Veiga (DAG) e as pós-doutorandas Tanismare Almeida, Luciana Souza e Andrea Oliveira participaram do 30º Congresso Internacional de Sementes, realizado de 11 a 19 de junho, em Anthalya, Turquia.
O evento, promovido pela International Seed Testing Association (Ista) e realizado a cada três anos, é considerado o maior evento internacional na área de pesquisas em sementes. Os profissionais da UFLA tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos com os resultados de pesquisas desenvolvidas na Universidade e integraram a comitiva brasileira, composta de participantes de mais seis instituições de ensino e pesquisa de referência no País.
A Professora Maria Laene atuou no evento como representante da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrates).
A Ista tem o objetivo principal de garantir a uniformidade nos testes de qualidade de sementes, o desenvolvimento, adoção e publicação de procedimentos padrões de amostragem e análise de sementes. A Associação trabalha ativamente para promover a pesquisa em todas as áreas da ciência e tecnologia de sementes (incluindo a amostragem, testes, armazenamento, processamento, distribuição de sementes e certificação). Atualmente é composta de 201 laboratórios membros, de 79 países.