Vinte membros da equipe Troia de robótica viajam hoje para São Caetano do Sul (SP) para participar da competição Winter Challenge 2013, que será realizado de 6 a 9 de julho. A equipe representará a UFLA com quatro robôs nesta edição: MacGyver, Julius Rock, Kamikaze e Pé de Pano. Os dois primeiros são da categoria Sumô Autônomo e os dois últimos, da Hobbyweight até 5,44 kg.
Nos desafios, os robôs são comandados por controle remoto e têm objetivos específicos dentro das categorias. Na Sumô, o robô deve arrastar o adversário para fora do ringue; na Hobbyweight, o poder e a resistência das máquinas são postos à prova. Para participar, os robôs são projetados conforme regras específicas; durante as lutas, a segurança das equipes e espectadores também é observada.
Esta é a terceira competição em que haverá robôs da Troia entre os combatentes. Um dos gestores da equipe, Alisson Dominghetti, explica que eventos como esse aliam lazer a aprendizado: “Para construir os robôs, é preciso a aplicação de conhecimentos adquiridos na Universidade, em diversas áreas, e que serão aplicados, posteriormente, na geração de benefícios à sociedade”.