Como se comunicar num mercado de alimentos em constante transformação? Como compreender os desejos dos novos consumidores? Como inserir sua empresa neste mercado altamente exigente e repleto de desafios?
Este será o tema principal da II Jornada de Marketing e Comportamento do Consumidor: marketing em alimentos, que será realizado nos dias nos dias 9 e 10 de julho, no Salão de Convenções da UFLA, com a organização do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (Gecom – Departamento de Administração e Economia/DAE) e o Núcleo de Estudos em Novos Produtos e Análise Sensorial (Nenp – Departamento de Ciência dos Alimentos/DCA).
O “Marketing em Alimentos” será o tópico principal deste segundo evento, envolvendo tópicos ligados à inovação no marketing e desenvolvimento de novos produtos e conceitos. O objetivo é aproximar os atuais e futuros profissionais de marketing e engenheiros de alimentos, discutindo perspectivas e tendências desta importante área.
Entre os temas abordados, o mercado de cervejas artesanais e gourmet, desenvolvimento de novos produtos, Shopper marketing e comunicação com consumidores. As palestras serão ministradas por profissionais de referência em cada temática. Consulte a programação.
As inscrições podem ser realizadas na Cantina Central, sala do Gecom – Bloco III – DAE e Secretaria do PPGA – Bloco III – DAE, ou pelo e-mail: jornadademarketing@gmail.com
Contexto
O mercado de alimentos no Brasil é um gigante em transformação. Segundo dados do IBOPE, cada brasileiro deverá gastar até o fim do ano R$ 2.839,21 com alimentação no próprio domicílio. Serão movimentados na economia mais de R$ 466 bilhões em 2013 em alimentação dentro do lar. Na alimentação fora do lar o crescimento também é muito forte. Segundo estimativa da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), mais de 30% das vendas da indústria de alimentos no mercado interno são direcionados ao Food Service, que continua crescendo a taxas superiores a 12% ao ano, tendo movimentado R$ 100,5 bilhões em 2012.
Os consumidores também estão mudando. Mais de 35 milhões de brasileiros ascenderam á classe média nos últimos anos, com novos desejos, necessidades e buscando sua linguagem própria nas estratégias de marketing das empresas. Já o mercado de produtos gourmet e especiais experimenta novo impulso, com consumidores mais exigentes e buscando altos níveis de diferenciação, como no caso dos cafés especiais, cervejas artesanais e produtos de luxo.
Organização
O Gecom foi fundado no ano de 2010, tem como coordenadores os professores Daniel Carvalho de Rezende e Ricardo de Souza Sette (DAE/UFLA). O grupo desenvolve estudos integrados na área de Marketing e Comportamento do Consumidor, contando com a participação de estudantes de graduação e iniciação científica, mestrado e doutorado, além de mestres, doutores e professores da UFLA e de outras instituições.
O Nenp é um grupo de estudos que trabalha na prática o desenvolvimento de novos produtos, buscando parcerias com empresas e centros tecnológicos através de projetos de extensão. O Nenp foi criado em 2009 e atualmente conta com uma equipe de 20 membros, orientados pelo professor João de Deus Souza Carneiro (DCA/UFLA).
Informações: Prof. Paulo Henrique Leme – Gecom (35) 3829.1548 e-mail: phleme@dae.ufla.br
Ximene Martins – Nenp e-mail: xymenne@gmail.com