Mestrado Profissional em Educação tem primeira dissertação defendida

05.07 primeira defesa
Clarisse Soares e a orientadora profª. Tânia Romero

O Mestrado Profissional em Educação teve nessa quinta-feira (4) sua primeira dissertação defendida. Com o trabalho “Reflexões críticas sobre processos de aprendizagem de universitários”, a mestranda Clarice Moreira Braga Soares foi a primeira a concluir o programa.

A orientação foi da professora do DCH, Tânia Regina de Souza Romero, e teve como banca os professores Patrícia Vasconcelos Almeida, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e José Antonio Araújo Andrade, do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

O pró-reitor adjunto de pós-graduação e professor do Departamento de Engenharia (DEG), Tadayuki Yanagi Junior, ressaltou que essa é uma grande conquista para a mestranda, para a UFLA e para o Departamento de Educação (DED): “Essa primeira defesa é um marco de um trabalho que foi plantado há algum tempo pelos docentes desse departamento. Mostra também a ampliação da própria Universidade, que antigamente era muito voltada para área de agrárias. Esse é um programa pioneiro na área da Educação e o nosso desejo é que ele se consolide e que nós possamos treinar e formar profissionais da área”.

Mesa de abertura da primeira defesa do Mestrado em Educação
Mesa de abertura da primeira defesa do Mestrado  profissional em Educação

Sua dissertação preocupa-se com os processos de aprendizagem dos universitários, diante das diferentes disciplinas oferecidas por universidades e dos fatores que podem influenciar esses processos. Baseando-se em teorias de aprendizagem e entrevistas com estudantes da UFLA, Clarice busca responder algumas perguntas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem. Com seu trabalho, a mestranda pretende contribuir com o aprimoramento do desenvolvimento acadêmico e para práticas pedagógicas nas universidades.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Luciana Azevedo Rodrigues, aponta a primeira defesa de dissertação como fruto de uma trajetória de construção e parcerias. Além disso, comenta a importância do trabalho de Clarice: “A defesa da Clarice representa um trabalho muito significativo para o nosso mestrado, uma vez que além de atender aos prazos estabelecidos, o trabalho apresenta conteúdo realmente de substância e de qualidade. Ela reforça que o programa de Pós-Graduação em Educação tem uma proposta muito centrada na pesquisa, porque entende que o professor precisa aprender e desenvolver pesquisas, tanto teóricas quanto práticas, pois ele precisa se indagar sobre ele mesmo, sobre a realidade que ele está trabalhando e do aluno.”

O Mestrado Profissional em Educação foi aprovado em 2011, conta com um corpo docente de 11 professores e já possui duas turmas, com a terceira ingressando no próximo semestre letivo. Para a professora Luciana “É uma grande conquista e uma representação do trabalho de professores de diferentes departamentos e de anseios, porque antes das ações, houve muito desejo.”

A procura pelo programa tem sido crescente. Em 2011, 133 pessoas se inscreveram e, em 2012, foram 202 inscritos no processo seletivo.  O mestrado tem como área de concentração “Formação de Professores” e sua linha de pesquisa é “Linguagens, diversidade cultural e inovações pedagógicas”.

Outras informações sobre o Mestrado Profissional em Educação http://www.prpg.ufla.br/educacao/

Texto: Marina Alvarenga Botelho – jornalista bolsista/ASCOM