No último sábado (20/07), foi realizado o II Encontro Participativo na comunidade Vista Alegre, organizado pela organização não governamental Engenheiros sem Fronteiras. Com a premissa de que a construção de um mundo melhor começa pelo indivíduo, envolvendo os outros e beneficiando a todos, o evento teve como objetivo a aproximação da ONG com a comunidade.
O encontro contou com a realização de oficina de jardim vertical para os adultos, que plantaram hortaliças e aprenderam como cuidá-las. As crianças participaram de oficinas de desenho e de criação de brinquedos utilizando matérias recicláveis, como “vai-e-vem” e “bilboquê”. Como finalização, os voluntários ofereceram lanches que receberam de doações de padarias da cidade. O evento contou com a participação de 18 voluntários, sete adultos e 30 crianças.
O retorno foi positivo para os voluntários, que consideraram as oficinas bastante produtivas – especialmente aquelas que envolveram as crianças. O grupo pondera, porém, que é preciso criar maneiras mais efetivas para atingir mais jovens e adultos.
A ONG tem planos para continuar a realizar o evento todos os meses, com o intuito de ganhar a confiança dos moradores. Para o próximo evento, previsto para 17 de agosto, os Engenheiros Sem Fronteiras estão planejando atividades que visam atingir não apenas as crianças, mas também o publico jovem e adulto.
Os interessados em participar da ONG podem enviar um e-mail para lavras@esf-brasil.com para receberem mais informações.
Texto: Vivian Bruna Marcello – bolsista ASCOM-DEG