Nessa terça-feira (27), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Narcio Rodrigues, o secretário Adjunto, Evaldo Vilela, o superintendente de Inovação, José Luciano, os assessores de Inovação, Bárbara Batista e Diogo Domingues juntos aos demais representantes da comitiva da Sectes visitaram o canteiro de obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras – Lavrastec.
A comitiva estava acompanhada do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; de assessores, pró-reitores e representantes de empresas em processo de incubação na Universidade.
A visita fez parte do cronograma de atividades da missão técnica da Sectes na Universidade Federal de Lavras (UFLA) para reforçar as parcerias em assuntos estratégicos para o Estado. A agenda de reuniões contou com a apresentação de grupos de trabalhos cujos temas foram: Parque Tecnológico; Polo de Excelência do Café; Cidade das Águas Unesco-Hidroex, Rede Uaitec e Centro de Formação de Jovens Talentosos.
O secretário Nárcio Rodrigues ficou entusiasmado com a evolução do Lavrastec e com o potencial que o Parque terá na geração de novas tecnologias, produtos e negócios. Ele comentou que o Estado vive um momento de consolidação dos Parques Tecnológicos e a grande preocupação está na busca de empresas e instituições âncoras para a sua sustentabilidade.
Desafio já considerado pelo reitor da UFLA, que reforçou a busca por parcerias nos temas prioritários do Lavrastec. Scolforo aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do Governo de Minas, por meio da Sectes, e da Bancada Federal de Minas Gerais, que juntamente com o Ministério da Educação (MEC), estão possibilitando a construção do empreendimento que vai transformar a região, efetivamente, em um polo de tecnologia e inovação.
Obras a todo o vapor
O Parque Científico e Tecnológico de Lavras encontra-se em fase de implantação, o término das obras de infraestrutura está previsto para o ano de 2015. Atualmente, a obra encontra-se em fase de estruturação da urbanização, onde já foi realizada a terraplanagem, drenagem, construção dos barracões de pessoal, depósito, ferramentaria, instalação sanitária, refeitório e o escritório de fiscalização da obra.
Para o assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Wilson Magela, as discussões elaboradas pelo grupo de trabalho e a visita do secretário ao canteiro de obras do Parque fortaleceu ainda mais as parcerias estabelecidas e estreitou os laços entre a universidade e o governo. A equipe está cada vez mais envolvida no projeto e isso vem a gerar uma melhor gestão e sustentabilidade do espaço de inovação e empreendedorismo do Parque.
O grupo de trabalho responsável pela definição de estratégias para o parque, que contou com representantes da Sectes, Prefeitura Municipal de Lavras e empresas incubadas apresentou uma série de ações prioritárias que serão desenvolvidas ao longo de 2013 e 2014. Entre elas, a atualização do Plano de Negócios e o Planejamento Estratégico do Lavrastec, ações e políticas de intervenção que possam impactar o projeto através de obras realizadas pelo município em parceria com o governo do Estado e a UFLA e a continuação da promoção da cultura empreendedora na Universidade e na região. Um dos desafios está na sensibilização da comunidade acadêmica e da sociedade local para a geração de spin-offs e startups que possam adensar o parque.
Vanessa Trevisan – jornalista Nintec/Inbatec/Lavrastec