A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu nos dias 27 e 28 de agosto, a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), incluindo o secretário de Estado, deputado Nárcio Rodrigues, para uma série de reuniões visando a discussão de temas voltados para ciência, tecnologia e inovação e a proposição de projetos estratégicos para o Estado.
O objetivo foi fortalecer as parcerias e estreitar cada vez mais os laços entre a universidade e o Governo de Minas, colocando a UFLA como um dos atores de transformação para elevar o Estado a se consolidar cada vez mais na sociedade do conhecimento. Essa foi a mensagem do secretário Nárcio Rodrigues, reconhecendo a importância de aproximação entre a Sectes e as instituições que geram conhecimento, tecnologias e inovação.
A agenda de reuniões foi resultado de uma proposta do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, com a coordenação da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho. Espelha-se no modelo de uma gestão compartilhada, construída de forma colaborativa e multidisciplinar. A iniciativa teve tanto sucesso que a Sectes anuncia repetir as reuniões em outras instituições do Estado.
As equipes da Sectes e UFLA foram separadas por grupos temáticos, gerando debates e proposições acerca dos seguintes temas: Parque Tecnológico; Polo de Excelência do Café; Cidade das Águas Unesco-Hidroex, Rede Uaitec e Centro de Formação de Jovens Talentosos.
Os trabalhos foram iniciados na terça-feira (27), com a apresentação do secretário-adjunto da Sectes, Evaldo Vilela. Ele expôs alguns dos principais projetos da Secretaria em execução, como o MGTI-2022, o programa Uaitec, a Cidade das Águas Unesco-Hidroex e o Polo Aeroespacial de Tupaciguara.
Na comitiva da Sectes, o presidente da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, professor Octávio Elísio Alves de Brito e a assessora da presidência Magda Karla Barcelos Greco; o assessor especial da Sectes, Osmar Aleixo Rodrigues Filho; o superintendente de Inovação Tecnológica, José Luciano de Assis Pereira; a superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação Ambiental, Déa Maria Fonseca; o superintendente de Inovação Social, Olivan Rodriguez e Lélia Inês Teixeira; o subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira; o coordenador especial de Relações Institucionais, Gilberto Caixeta e os assessores de inovação Bárbara Moreira Batista e Diogo Domingues Carvalho.
Agenda prioritária
“Já mantemos com a UFLA muitas parcerias e temos ainda muitos outros pontos de convergência para garantir ainda mais resultados em diferentes áreas do conhecimento. Com essa agenda de reuniões, nossa equipe teve a oportunidade de se apresentar e aprender com a UFLA como podemos avançar em programas estratégicos para o Estado. O que precisamos é de universidades proativas como a UFLA para convergir as ações e avançar na direção de novas conquistas”, reforçou o secretário.
Em seu pronunciamento, Nárcio Rodrigues aproveitou a oportunidade para convidar a UFLA a coordenar alguns projetos ainda a serem estabelecidos para implantação efetiva do Condomínio Temático das Águas, na Cidade das Águas – Unesco-Hidroex, em Frutal. Programa hidrológico internacional, chancelado pela Unesco, que reúne diversas instituições de ensino e pesquisa em torno do tema água. É uma iniciativa do Governo de Minas, através da Sectes, em conjunto com a Unesco e tem como principais atividades o desenvolvimento de pesquisas para preservação dos recursos hídricos no Brasil, América Latina e países africanos de língua portuguesa.
Scolforo reforçou a parceria da UFLA em todos os projetos da Secretaria, em especial, os que representam agregação de valor aos produtos mineiros e colaborem com o desenvolvimento da sociedade. O reitor apresentou o exemplo da UFLA no que tange aos aspectos ambientais, como o Plano Ambiental e estruturante, programa premiado nacionalmente, e a experiência com os inventários florestais, destacando o modelo fitogeográfico realizado para a Bacia do Rio São Francisco e agora em desenvolvimento na bacia do Rio Grande.
Projetos estratégicos
As sugestões da equipe para o Parque Tecnológico foram apresentadas pelo assessor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Wilson Magela. Entre elas, elaboração do Planejamento Estratégico e de um Plano de Negócios, com o objetivo de buscar a orientação para a gestão e a sustentabilidade do Parque. Houve sugestão também de um conjunto de ações do município em parceria com o governo mineiro e UFLA, com políticas e ações de intervenção que possam contribuir para a promoção da cultura empreendedora na região, com sensibilização da comunidade acadêmica e da sociedade local para a geração de spin-offs e startups para o parque.
No Polo de Excelência do Café, a apresentação foi feita pelo professor Luiz Gonzaga Júnior, que reforçou a importância do café para Minas Gerais e para o Brasil. Entre as ações para o fortalecimento do setor será a criação da Agência de Inovação do Café, que representa uma evolução do Polo de Excelência do Café e vai congregar diversas iniciativas sediadas na UFLA. A ideia é incrementar a tríplice hélice, fazendo a interlocução entre o Governo, universidades e empresas.
Para a Rede Uaitec foi sugerida a contribuição da UFLA na elaboração do conteúdo ofertado para o ensino à distância. A apresentação das ações foi feita pelo professor Ronei Martins Ximenes, coordenador do Centro de Educação a Distância da UFLA, que reforçou a necessidade de inserir os polos da Rede Uaitec no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Segundo ele, o desafio e a proposição da UFLA será transformar o Polo da Rede Uaitec de Lavras em referência para todo o Estado. No primeiro momento, serão ofertados cursos de extensão e Lato Sensu nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Gestão Ambiental.
As ações propostas para o Centro de Formação de Jovens Talentos foram apresentadas pela superintendente de Inovação Social da Sectes, Lélia Inês Teixeira. Entre as sugestões apontadas, a implantação do Centro de Referência de Jovens Talentos de Minas Gerais, iniciativa da Sectes, em parceria com a UFLA, prefeitura Municipal de Lavras e o Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet). Este Centro teria o objetivo de instalar, desenvolver e aperfeiçoar um serviço direcionado a crianças e adolescentes a partir de 13 anos, seguindo a notável experiência do Cedet.
Sobre o projeto Cidade das Águas Unesco-Hidroex foram apresentados novos projetos, como: Centro de Modelagem e Simulação de Movimento de Água e Contaminação em Bacias Hidrográficas; a implantação do NURII (Núcleo de Referência e Inovação em Irrigação), em Frutal; Pós-graduação, interação do programa Recursos Hídricos e o Projeto Especial Laboratório Móvel (barco), para pesquisas no Rio São Francisco. As ações previstas foram apresentadas pelo professor Luiz Antônio Lima.
Durante a visita ao campus da UFLA, o secretário Narcio Rodrigues visitou a futura sede do Parque Tecnológico de Lavras – Lavrastec e a construção da Agência de Inovação do Café.