De 2 a 4 de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou o Simpósio Internacional de Biodiversidade, como parte da programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que celebra os 105 anos da Instituição. Durante três dias de intensa programação, estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior participaram de palestras, mesas-redondas e minicursos com a abordagem de seis temas principais: Biodiversidade do Solo; Biodiversidade Microbiana e Inovações para a Indústria; Diversidade Cultural e Biodiversidade no Brasil; Coleções de Culturas e Taxonomia de Cogumelos e Algas; Café e Biodiversidade; e Biodiversidade dos Biomas.
Ao todo, foram 27 prelecionistas de instituições renomadas no cenário nacional e 14 palestrantes convidados de oito países. Cada plenária contou com a participação de pesquisadores de referência em diferentes áreas, visando à discussão de assuntos relevantes e à ampliação de parcerias para a busca de soluções que tragam impacto no cenário ambiental e no agronegócio brasileiro.
Durante o evento, estudantes, pesquisadores e alunos de escolas públicas de Lavras percorreram a Feira Planeta Futuro: Cultura e Sustentabilidade, com a exposição de produtos e tecnologias em diversos estandes e apresentações culturais. Seis núcleos de Estudos da universidade também apresentaram resultados de pesquisa com a interação dos visitantes.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, avaliou o Sinbio de forma positiva, em especial por propiciar um fórum entre estudantes e pesquisadores sobre temas da atualidade que influenciam o desenvolvimento humano e a preservação da biodiversidade, favorecendo novos contatos e parcerias de pesquisa com renomados pesquisadores. Além disso, o Sinbio foi uma oportunidade para alunos de Lavras visitarem a Universidade, incentivando-os a prosseguirem os estudos com a possibilidade de inserção no ensino superior.
Para o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima, o Sinbio foi uma oportunidade de mesclar cultura, arte e ciência, favorecendo parcerias em pesquisas que vão ao encontro do projeto de internacionalização da UFLA. A coordenadora do evento, professora Rosane Freitas Schwan, enalteceu o Sinbio pela proposta de chamar a atenção de estudantes e docentes para a biodiversidade brasileira.
O Simpósio representa uma preparação para o Congresso Internacional de Biodiversidade, que a UFLA sediará em 2015.
Veja as galerias de fotos. Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.
Fotos Cibele Aguiar
Fotos Luiz Gustavo Pereira (estudante Letras EAD)
Assista a reportagem da TV Universitária
[vsw id=”58pT1p_icoY” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]