O recesso escolar do final do ano foi ampliado de duas para três semanas, de 23 de dezembro de 2013 a 11 de janeiro de 2014. A alteração do Calendário Escolar dos cursos de Graduação para o segundo semestre letivo de 2013 na Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi aprovada em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na última quinta-feira (11/9).
A elaboração do novo calendário é resultado da demanda dos professores, formalizada por meio de ofício encaminhado pela Associação de Docentes da UFLA (Adufla), em atendimento à deliberação da assembleia realizada em 8 de agosto, e à solicitação do reitor, professor José Roberto Scolforo, para que a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) analisasse novas opções de calendário para atender às demandas de professores e estudantes, em especial para a manutenção da qualidade do ensino e condições de trabalho de todos os segmentos.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Soraya Alvarenga Botelho, foram realizadas simulações de calendário, sendo possível a ampliação para três semanas de recesso no final de 2013 e início 2014, porém, a alteração exigirá o esforço, desprendimento e compreensão de alguns setores da instituição para que se cumpra o calendário proposto.
Isso porque o novo calendário prevê a redução do recesso entre dois períodos letivos para duas semanas e dois dias (entre 2013/2 e 2014/1) e duas semanas (entre 2014/1 e 2014/2) para que seja possível regularizar o calendário escolar em dezembro de 2014. Mudança que vai exigir um horário diferenciado de trabalho das equipes da PRG, Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI) e Diretoria de Processos Seletivos (Dips).
Resgate das alterações
Após o término da greve em 2012, a Direção Executiva, representada pelo reitor, visando a preservar as condições de trabalho na Universidade, propôs que houvesse intervalos de duas semanas entre um período letivo e o seguinte e de quatro semanas ao final de cada ano, acompanhando o período normal de férias escolares. A PRG, responsável pela elaboração do Calendário Escolar, assim procedeu e os calendários sugeridos ao Cepe, para a complementação do período letivo 2012-2 e para o período 2013-1, foram aprovados desta forma.
Entretanto, o período de apenas duas semanas entre os períodos letivos causou vários problemas com matrículas de veteranos e calouros, aproveitamento de créditos para alunos de Mudança Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título, dentre outros, causando evidentes prejuízos aos discentes e docentes.
O Calendário escolar 2013/2 foi elaborado em conjunto com diferentes setores, tendo como ponto fundamental o intervalo de três semanas entre um período letivo e o seguinte, além de quatro semanas de recesso no final do ano 2013 e início de 2014. Entretanto, na reunião do Cepe quando foi discutido o calendário, foi considerada a alteração do período de recesso para duas semanas, tendo em vista um descompasso entre o cumprimento do calendário letivo e o feriado de carnaval.
Acesse o novo Calendário Escolar