O IX Encontro Internacional de Educadores do Cedet/Aspat, em Lavras, foi encerrado no dia 22 e uma das palestras, nesse dia, foi com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Ele integrou a conferência sobre o tema “Inspirando Vidas Jovens”, coordenada pela educadora Zenita Guenther e que teve a participação do economista e articulista Claudio de Moura Castro.
Scolforo lamentou a falta de investimentos na educação de talentos e a situação em que a educação pública nacional se encontra, com profissionais abnegados e remuneração inadequada: “o preço a ser pago, no futuro, será caro”, considerou. No entanto, ele apontou características inerentes ao povo brasileiro vantajosas: “Há um potencial fantástico no povo brasileiro, lastreado na criatividade, comprometimento, no amor ao que faz”.
O reitor dividiu suas experiências com os jovens atendidos pelo Cedet, explicando como superou diversas dificuldades ao longo da vida estudantil e carreira como professor. E concluiu: “O principal, ao longo da vida, é buscar ser feliz e estar em paz consigo mesmo. Seu talento deve fazer o bem aos outros”.
Durante o evento, profissionais da UFLA estiveram presentes: duas conferências foram coordenadas pelos professores João José Melo Marques e Nilson Salvador (pró-reitor de Extensão e Cultura); e, num momento de homenagem aos voluntários, a servidora Maisa Aparecida de Lima e o professor Carlos Artur Lopes Leite foram agraciados.
O IX Encontro de Educadores de Dotados e Talentosos marcou os 20 anos de atuação da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (Aspat) e Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) em Lavras. Foi realizado em promoção conjunta com a Secretaria Municipal de Educação de Lavras (SME), Coordenadoria de Educação Especial, UFLA, Centro Universitário de Lavras (Unilavras) e Rotary Lavras Sul.
Cedet
O Cedet é um centro de enriquecimento e orientação de responsabilidade técnica da Aspat, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Lavras, que oferece atendimento em horário não escolar às crianças e jovens dotados e talentosos, identificados com capacidade superior à média da população escolar comparável.