A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi pioneira em Minas Gerais na implantação de um laboratório de dendrocronologia (detecção da idade das árvores por meio da observação dos anéis dos troncos) e a oferecer essa disciplina. Saiu na frente, também, ao organizar um evento sobre o tema: ontem (23), o I International Workshop of Tropical Dendrochronology foi aberto no Auditório do Departamento de Ciências Florestais (DCF).
A mesa de abertura foi composta pelos professores: Lourival Marin Mendes (assessor administrativo da Reitoria), Anderson Cleiton José (coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Florestal), Marco Aurélio Leite Fontes (chefe do DCF) e Ana Carolina Maioli Barbosa (coordenadora do evento).
O alinhamento à política de internacionalização da UFLA e o atendimento às expectativas de graduandos e pós-graduandos foram ressaltados durante as falas; mas também destacou-se que a dendrocronologia ainda é pouco estudada, porém, pode contribuir em diversas áreas das ciências florestais, como botânica, ecologia e manejo florestal.
O evento prossegue até 28/9, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, focados em estudos de manejo florestal, ecológicos e climáticos. O workshop é uma iniciativa do Laboratório de Dendroecologia (DendroLab), juntamente com o Laboratório de Estudos em Manejo Florestal (Lemaf), com o programa de pós-graduação em Engenharia Florestal (PPGEF), e conta com o apoio da Capes e Fapemig. Para mais informações, acesse o site: http://www.iwtd2013.com.