O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) promoveu o II Programa de Treinamento sobre Gestão de Ativos de Propriedade Intelectual com Foco em Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), nos dias 10 e 11 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento foi uma parceria entre a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o INPI e a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (Redetec). A programação do treinamento foi dividida em três turmas: patentes; marcas e desenhos industriais e indicações geográficas.
Dentro da programação foram discutidos: o panorama geral da Propriedade Intelectual (PI); o papel da gestão eficaz de ativos intangíveis no aumento da competitividade de Pequenas e Micro Empresas (PMEs); os desafios do uso de informação de PI como uma ferramenta para estratégicas de negócio; serviços disponíveis e apoio às PMEs; desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos – o papel de modelos de utilidade e patentes no incremento de inovação técnica; e o gerenciamento de marcas para competitividade.
Estiveram presentes no evento a Diretora de Cooperação para o Desenvolvimento do INPI, Denise Gregory; o Diretor de Operações da Redetec, Tito Ryff; a vice-diretora do escritório regional da OMPI no Brasil, Maria Beatriz-Borher; o membro do Clube Real Madri, Otero Lastres; o vice-presidente legal da Tata Motors Mumbai, Rajesh Bagga; e o Chefe Seção de Pequenas e Médias Empresas da OMPI Genebra, Anil Sinha.
A representante do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), Andréia Lima, participou do workshop sobre patentes e obteve treinamento sobre produtos e processos inovadores, proteção por patentes, segredos de negócios, tratados e serviços de PI, redação de patentes, licenciamentos e estratégias de negócios.
“Existe uma necessidade de implantar a cultura de propriedade intelectual no País. Enquanto isso não for feito de forma apropriada, envolvendo todos os atores, a demanda não será atendida. A inserção das Pequenas e Micro Empresas nesse processo é importantíssima, pois esses empreendedores têm contato maior com o consumidor; eles fazem uma ponte entre inovação e produto, entendendo a necessidade do consumidor. Eles geram satisfação e novos produtos para o mercado”, avaliou Andréia, gestora de Ciência e Tecnologia do Nintec.
Vanessa Trevisan – jornalista Nintec/Inbatec/Lavrastec