A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) participou, no período de 14 a 17 de outubro, do XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e da 30ª Conferência Mundial da IASP, considerado o maior evento sobre empreendedorismo inovador da América Latina.
O evento foi realizado em Recife (PE) e contou com a presença da gerente da Inbatec, Manuela de Oliveira Botrel, que também representou o Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec). O tema principal da conferência foi “Parques Científicos Modelando Novas Cidades”. Este ano, a ideia foi estimular a reflexão em cada um dos gestores de parques científicos e tecnológicos sobre o que pode ser feito (e o que já se está fazendo) nos parques a fim de promover a investigação e criação de empresas e soluções para melhorar a vida nas cidades.
Segundo Manuela, o Seminário “foi fantástico, deu um salto em relação aos anos anteriores. Pude constatar que houve mais engajamento nesta edição. Além disso, foi muito importante observar que nosso principal parceiro, o Sebrae/Lavras/MG, representado por Juliano Cornélio, gerente Regional Sul, e Glaucia Geruza, analista técnica do Sebrae de Lavras, estavam lá”, destaca. A gerente ainda ressaltou que houve muita sinergia de informações entre os participantes, “foi ótimo, a troca de experiências e práticas enriquece nosso trabalho”, afirma.
Vale destacar que o evento é promovido desde 1987 e vem servindo como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social não apenas do Brasil, mas também de diferentes regiões do mundo.
O seminário foi promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP, tradução em inglês).
Amanda Castro – Jornalista – Assessoria de Comunicação Inbatec/Nintec