Na década de 1960, os Beatles inovaram ao mesclar música erudita com o rock’n’roll (Yesterday e Eleanor Rigby têm acompanhamento de orquestra de câmara, e A Day in the Life é tida como a primeira música de rock a ser acompanhada por uma orquestra sinfônica). Hoje, diferentes grupos musicais prestam homenagem à banda inglesa, interpretando seus sucessos em diversos ritmos; e a Orquestra Ouro Preto seguiu por caminho parecido pelo trilhado por Lennon, McCartney, Harrison e Ringo: interpreta sucessos dos Beatles em concertos (só que os instrumentos orquestrais são a base, embora dividam o palco com uma banda de rock).
E a UFLA será privilegiada pela vinda da Orquestra Ouro Preto, que apresentará a série The Beatles no Salão de Convenções, no dia 1º de novembro, às 19h30, com entrada franca. Esse concerto foi destaque na International Beatle Week, em Liverpool – tradicional evento inglês dedicado à obra dos Beatles.
O repertório da apresentação abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos até canções menos conhecidas, em arranjos inéditos. Alguns dos destaques são Day Tripper, Yesterday, Help, Eleanor Rigby, Something e Hey Jude. Os arranjos ficaram a cargo do violinista Mateus Freire; a regência é do maestro Rodrigo Toffolo.
A apresentação privilegia a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo substituindo a palavra cantada. “O objetivo dessa escolha é manter fidelidade às peças, desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmar o caráter atemporal da obra do quarteto”, explica o maestro.
Além do exterior, a série já foi apresentada em nove capitais brasileiras. Esta é a primeira vinda da Orquestra Ouro Preto a Lavras.
Orquestra Ouro Preto
A Orquestra Ouro Preto foi criada no ano 2000 e tem como proposta o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas. A universalidade do repertório apresentado, embora embasado na música clássica; a latinidade como fonte de identidade e referência; e o ineditismo experimental, com o diálogo entre a música clássica e popular, fazem com que o grupo se diferencie de outras orquestras.
Em seu legado, destaca-se a indicação ao prêmio Grammy Latino na categoria melhor disco instrumental, pelo álbum Latinidade e apresentações em importantes cidades do país e exterior. Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se a Turnê Lusofonia, com a divulgação da música de concerto brasileira contemporânea em países de língua portuguesa; o espetáculo Valencianas, com interpretações de músicas do cantor Alceu Valença; e protagonismo do documentário Concerto para Ouro Preto.
SERVIÇOS
Orquestra Ouro Preto apresenta Série The Beatles em Lavras
Dia: 1º de novembro – sexta-feira
Horário: 19h30
Local: Salão de Convenções da UFLA
Entrada Gratuita
Foto: Rafael Motta