Dois planos de inovação produzidos por pós-graduandos da UFLA concorrem no Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação. As propostas “Iron Sherbet” e “Reabilite” passaram pelas fases de embates institucionais e de encontros com atores da inovação, e chegaram à fase decisiva: precisam convencer especialistas e sociedade de que o seu plano de inovação (proposta de produto, serviço ou negócio) é o melhor, por meio de um vídeo.
Nesta fase, os 11 semifinalistas produziram um vídeo de apresentação, que selecionará, por meio de votação, os finalistas. Somente os cinco mais bem votados (por júri de especialistas e popular) estarão na fase final, realizada em novembro, em Belo Horizonte. Os vídeos podem ser vistos e votados pelo Facebook; a votação pelo júri popular contabilizará 40 pontos e a escolha dos especialistas também terá esse valor e as notas serão somadas. É possível votar até o dia 8 de novembro.
Iron Sherbet – mistura base em pós para formulação de uma sobremesa, semelhante ao sorvete, com baixo teor de açúcar e gordura. Produzido a partir de frutas nacionais, é light, tem baixo teor calórico, é fortificado com ferro e combate a anemia ferropriva. Seu protótipo está pronto e a patente do produto já foi requerida. O grupo de pesquisadores responsável pelo seu desenvolvimento é integrado por: Kascilene Gonçalves Machado (Unifei), Rebeca Nonato Silva (UFLA), Tales Márcio de Oliveira Giarola (UFLA) e Tatiane Costa Leite (Unifei).
Assista ao vídeo e vote no Iron Sherbet.
Reabilite – software para a reabilitação de áreas degradadas que simula intervenções em solo virtualmente. O programa promove a junção das melhores práticas de recuperação do solo, dinamizando o processo em relação às medidas ponderadas pelo pesquisador e, consequentemente, o processo de auxílio à restauração da região impactada pelo ser humano. É realizado pelos pesquisadores Bráulio Xavier de Moraes, Helane Silva, Juliana Ribeiro e Márcia Leite dos Santos.
Assista ao vídeo e vote no Reabilite.
O Programa
O Programa é constituído por um torneio com diferentes atividades, inclusive de oferecimento de capacitação em empreendedorismo, para auxiliar pós-graduandos a perceberem as perspectivas profissionais que podem surgir das pesquisas realizadas por eles. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais para fortalecer a cultura de empreendedorismo e inovação nas universidades e centros de pesquisa mineiros e contribuir para transformar pesquisa científica em inovação tecnológica. Ele é realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). A execução é realizada pelo Instituto Inovação, um núcleo gerador de negócios inovadores que aproxima atores, reduz distâncias, facilita interações, educa, constrói e compartilha conhecimentos e experiências, construindo pontes em prol da inovação.