De 22 a 24 de outubro, o Núcleo de Estudos em Soluções Ambientais (Nesamb) realizou na UFLA o II Encontro de Engenharia Ambiental e Sanitária, tendo como tema a experiência do engenheiro ambiental no marcado de trabalho. Cerca de 140 participantes e palestrantes das mais diversas áreas de atuação discutiram os aspectos relevantes da profissão: experiência profissional, dificuldades encontradas, mercado de trabalho, visão perante o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (Crea-MG), entre outros.
Os temas abrangeram experiências na área de mineração, consultoria e educação ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, biocombustíveis e gestão para sustentabilidade. Realizaram palestras e debates: o empresário David Franz; os mestrandos da UFLA Lucas Machado, Maria Luiza Cunha e Gabriel Caixeta; a engenheira ambiental Iara Okabayashi; e os professores Leyser Oliveira (Universidade de Formiga – UNIFOR), Rafael Capaz (Unifei) e Ronaldo Fia (UFLA).
A palestra mais esperada foi a do professor Leyser Oliveira, coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifor, que ministrou a palestra sobre as perspectivas e mudanças perante o Crea. Essa questão tem sido amplamente discutida entre os acadêmicos e profissionais da área e foi reforçada pelo professor Rafael Capaz, membro da Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais. O assunto levantou grande polêmica, por tratar das atribuições que serão adquiridas pelos alunos depois de formados.
Os encontros realizados pelo Nesamb têm sido realizados no segundo semestre de cada ano, trazendo aos estudantes novidades sobre a atuação profissional.