A Capes divulgou, em dezembro, seu resultado de avaliação trienal dos cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. O desempenho dos programas da UFLA foi superior à última avaliação, referente ao período 2007/2009, com o aumento do número de programas avaliados com excelência (conceitos 5, 6 e 7); e a média de programas de excelência na UFLA superou a média nacional. Outro destaque em 2013 foi o programa de pós-graduação em Ciência do Solo, que atingiu o índice máximo da escala: 7.
Já os programas de Agroquímica e Microbiologia Agrícola subiram do conceito 5 para 6. Administração, Ciência e Tecnologia da Madeira e Fisiologia Vegetal também somaram mais um ponto, indo de 4 para 5 – conceito considerado como de excelência.
Os programas citados, mais os cursos de Botânica Aplicada, Ciência dos Alimentos, Entomologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Genética e Melhoramento de Plantas e Zootecnia (que permaneceram com seus conceitos), constituem os programas avaliados como de excelência.
Dos 21 programas avaliados na UFLA, 13 foram classificados como de excelência; ou seja, 61,9%. A média nacional de cursos com excelência é de 30,1%. Com relação ao índice anterior, 6 programas da UFLA subiram de conceito (28,6%); 13 mantiveram-se com a mesma pontuação (61,9%); e somente 2 perderam um ponto (9,5%), mas permanecem com avaliação positiva.
Os programas de Ciência da Computação (M), Física (M – Associação Ampla com UFSJ e Unifal) e Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (M e D), assim como os sete Programas de Mestrado Profissional, não fecharam um ciclo completo e permanecem com os conceitos de quando foram criados.
Avaliação Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) avalia, trienalmente, os programas que estão em funcionamento no Brasil. De 2010 a 2012, foram analisados 3.337 programas de pós-graduação, sendo 5.082 cursos: 2.893 de mestrado, 1.792 de doutorado e 397 de mestrado profissional. Entre os critérios da avaliação estão a infraestrutura, a proposta do programa, análise do corpo docente e discente e produção intelectual.
A escala de pontuação varia de 1 a 7. Os conceitos 1 e 2 descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular; 4 é considerado um bom desempenho; e 5 constitui-se como resultado de excelência, sendo também a nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional – quatro programas da UFLA chegaram a esse patamar.
Dos programas avaliados no Brasil, 23% subiram de conceito; 69% mantiveram sua pontuação; e somente 8% caíram em relação à medição anterior.
Veja a tabela com os conceitos:
CONCEITOS CAPES – PROGRAMAS UFLA AVALIADOS NA TRIENAL 2010-2012 |
|||
Programa |
Nível |
Conceito 2007-2009 |
Conceito 2010-2012 |
Administração |
M e D* |
4 |
5 |
Agroquímica |
M e D |
5 |
6 |
Biotecnologia Vegetal |
M e D |
4 |
4 |
Botânica Aplicada |
M e D |
5 |
5 |
Ciência do Solo |
M e D |
6 |
7 |
Ciência dos Alimentos |
M e D |
5 |
5 |
Ciência e Tecnologia da Madeira |
M e D |
4 |
5 |
Ciências Veterinárias |
M e D |
4 |
4 |
Ecologia Aplicada |
M e D |
4 |
4 |
Engenharia Agrícola |
M e D |
4 |
4 |
Engenharia de Sistemas |
M |
3 |
3 |
Engenharia Florestal |
M e D |
5 |
4 |
Entomologia |
M e D |
5 |
5 |
Estatística e Experim. Agropecuária |
M e D |
5 |
4 |
Fisiologia Vegetal |
M e D |
4 |
5 |
Fitopatologia |
M e D |
5 |
5 |
Fitotecnia |
M e D |
5 |
5 |
Genética e Melhoramento de Plantas |
M e D |
6 |
6 |
Microbiologia Agrícola |
M e D |
5 |
6 |
Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas |
M e D |
4 |
4 |
Zootecnia |
M e D |
5 |
5 |
* M = Mestrado; D = Doutorado