Retrospectiva UFLA 2013: reveja, mês a mês, os acontecimentos mais expressivos

campus ufla aéreaO ano que termina foi de celebração e muitas realizações inéditas na Universidade Federal de Lavras: entre os fatos ocorridos durante 2013, destacam-se as comemorações pelos 50 anos de Federalização da ESAL; o anúncio de novos cursos para 2014; a promoção de grandes eventos, como o primeiro Simpósio Internacional de Biodiversidade e primeira Semana de Ciência, Cultura e Arte; o reconhecimento da UFLA como Universidade ambientalmente correta; o início da construção de estruturas físicas que darão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão; e o avanço da Instituição em diferentes modalidades esportivas.

Confira, de acordo com os meses, as realizações mais importantes:

Janeiro

Já no segundo dia do ano, a UFLA recebeu a boa notícia de que 53 projetos feitos na Universidade foram contemplados pela Fapemig, recebendo apoios que, somados, chegaram a 1,5 milhão de reais.

O mês foi atípico devido ao retorno das aulas, no dia 26, para a conclusão do segundo semestre letivo de 2012.

Fevereiro

obras-parqueEm fevereiro, a UFLA consolidou-se como a primeira universidade brasileira no ranking internacional Green Metric 2012, que aponta o grau de sustentabilidade das instituições de ensino. Esse anúncio antecedeu outras premiações recebidas no decorrer do ano, que valorizaram a preocupação ambiental da Universidade.

O câmpus passou a contar com um ambulatório para atendimentos básicos de urgência, localizado no andar inferior do Pavilhão de Aulas 4.

No final de fevereiro, foram assinados os contratos para início de diversas obras estruturantes da UFLA, como o Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), Centro de Eventos, Complexo de Cultura e Complexo de Esportes de Alto Rendimento. Ainda em março as obras tiveram início.

Março

prêmio-enap-2A UFLA foi reconhecida novamente por sua gestão ambiental, sendo premiada no 17º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A UFLA ficou com o 1º lugar na categoria Planejamento, Orçamento, Gestão e Desempenho Institucional e em 3º lugar na classificação geral, devido ao projeto “Eco Universidade – Plano Ambiental da UFLA”. Esse prêmio foi entregue em 26 de março, em Brasília (DF).

Neste mês, foi feito o anúncio de um amplo projeto da UFLA, que apoiará a cafeicultura em Minas Gerais: o inventário quantitativo e qualitativo da cafeicultura do estado, que será feito pelo Lemaf.

 

Abril

Um dos destaques do mês foi a notícia de que a tese da doutora Maria Cristina Silva, defendida no Programa de Pós-Graduação em Agroquímica, foi a vencedora do Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade.

Durante o mês, a Direção Executiva da UFLA visitou as obras do Lavrastec, constatando ritmo acelerado já no início da construção.

Maio

O Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA) foi reformulado e ampliado, com todas as bolsas oferecidas na Universidade vinculadas às pró-reitorias. Metade das 1200 bolsas foi ofertada aos estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, em um esforço de integração das pró-reitorias envolvidas.

A Universidade Federal de Lavras se destacou no Ranking QS Latin America 2013, que a mencionou como uma das 100 melhores universidades da América Latina. Especificamente nas ciências agrárias e florestais, a UFLA foi classificada como uma das 150 melhores universidades do mundo, também pelo Ranking QS.

Junho

O projeto Cria Lavras participou de uma competição internacional, o Mundial de Atletismo Escolar, na República Tcheca. Os lavrenses garantiram cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.

Julho

IMG_5541Um dos assuntos mais comentados na UFLA, em 2013, foi a abertura dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Medicina, no segundo semestre de 2014. O anúncio do oferecimento desses cursos de graduação foi feito no dia 11 de julho, para a comunidade acadêmica e para a sociedade lavrense. A busca pela excelência nas diversas áreas do conhecimento foi destacada, durante a solenidade.

O esporte da Universidade mostrou sua força nos Jogos Universitários Mineiros (JUM’s), disputado na segunda quinzena. Handebol e futsal masculinos foram campeões, ao mesmo tempo em que atletas da natação, atletismo e judô tiveram participação destacada.

Agosto

A UFLA avançou na avaliação de órgãos nacionais: passando por um processo de recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), obteve conceito máximo (5). A Educação a Distância da UFLA também chegou à maior nota.

No dia 29, as comemorações do aniversário de 105 anos da UFLA foram abertas, com a realização simultânea da primeira Semana de Ciência, Cultura e Arte.

Setembro

siteOs primeiros dias deste mês foram de intensa programação cultural, com apresentações teatrais, exposições e II Feira do Livro e das Letras de Lavras. A UFLA trouxe três shows que certamente ficarão na memória de quem os assistiu: Paralamas do Sucesso, Gilberto Gil e Oswaldo Montenegro.

A UFLA recebeu, de 2 a 4, pesquisadores nacionais e internacionais, que integraram o I Simpósio Internacional de Biodiversidade. A cada ano, um evento abordando um tema científico específico será realizado na UFLA, durante a Semana de Ciência, Cultura e Arte. A biodiversidade foi o tema escolhido devido à sua abrangência.

Ainda sobre o aniversário da Universidade, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais fez uma homenagem, em sessão especial.

O esporte foi um dos destaques do mês: a ginástica aeróbica da UFLA foi bicampeã brasileira por equipes.

Outubro

Em outubro, a ginástica aeróbica voltou a brilhar, desta vez no Pan-Americano da modalidade, disputado no Chile. A equipe da UFLA integrou a delegação brasileira, que conquistou o primeiro lugar geral nas categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil, além do segundo lugar na categoria adulto.

Durante a VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA, foi lançado o projeto Biblioteca Itinerante, sendo mostrado o seu ônibus-biblioteca móvel. O projeto tem como objetivos levar mais educação e cultura aos bairros periféricos de Lavras, incentivando o hábito e o prazer da leitura, com empréstimo de livros, exposições didático-científicas e atividades lúdicas e culturais. Durante o ano, o ônibus realizou visitas a diferentes bairros da cidade.

Novembro

Campeões nos JUM’s, os times masculinos de handebol e futsal da UFLA trouxeram o ouro e a prata, respectivamente, dos Jogos Universitários Brasileiros.

A Universidade ampliou os serviços de saúde oferecidos à comunidade acadêmica com a instalação de um laboratório de análises clínicas, no câmpus histórico. Servidores (inclusive aposentados, pensionistas e terceirizados), estudantes, dependentes e funcionários de instituições localizadas no câmpus podem realizar exames laboratoriais, a preços diferenciados. Além disso, estudantes enquadrados em situação de vulnerabilidade socioeconômica pela Praec poderão realizar exames sem custos, desde que devidamente aprovados.

Os servidores técnico-administrativos passaram a contar com um novo programa de apoio à qualificação, que disponibilizará apoio financeiro mensal àqueles que estejam regularmente matriculados em curso pago (presenciais ou a distância, técnicos, de graduação, especialização e pós-graduação – lato sensu ou stricto sensu). Tais cursos devem possuir relação direta com o cargo e ambiente organizacional.

Dezembro

Em dezembro, o MEC divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC), no qual a UFLA conquistou a segunda colocação entre as universidades brasileiras. Com o resultado, a UFLA se mantém no grupo de instituições de excelência, com conceito máximo; na avaliação anterior, a Instituição havia sido a terceira melhor universidade do País e primeira de Minas Gerais.

No âmbito da pós-graduação, a Capes divulgou o resultado da avaliação dos programas nas universidades. A UFLA obteve avanços desde a última mensuração, aumentando o número de programas de pós-graduação de excelência.

Outro importante passo para o curso de Medicina foi dado: a UFLA adquiriu o Hospital do Coração de Lavras, desativado em 2007. Após passar por reformas e melhorias em infraestrutura, o hospital oferecerá atendimento à população de Lavras e região, em parceria com outros hospitais da cidade; e dará suporte ao curso de Medicina.

A UFLA foi agraciada com o destaque especial do prêmio Hugo Werneck de Ecologia. Na decisão, os jurados consideraram a importância dos projetos ambientais desenvolvidos na Universidade – tanto que dois deles haviam sido indicados em duas categorias diferentes do prêmio.

No dia 23 de dezembro, foram completados 50 anos de Federalização da ESAL. O empenho de professores, técnicos administrativos e estudantes da época para que a então Escola Superior de Agricultura de Lavras passasse a ser gerida pelo MEC foi determinante para a sua continuidade; portanto, esse empenho foi celebrado por meio de homenagens e exposições. A programação também contou com lançamento de livros, atividades culturais e inaugurações. O encerramento da Semana de Federalização e do Circuito UFLA de Corridas de Rua foi feito na corrida Running in the Night.

 

As realizações deste ano demonstraram o empenho da comunidade acadêmica em fortalecer a Universidade Federal de Lavras, tanto pela expansão de sua infraestrutura quanto pela realização de atividades acadêmicas que a consolidam no cenário nacional e internacional. Além disso, 2013 foi marcado pela celebração de importantes fatos históricos da Instituição, que se constituem como exemplos e inspiração para a atuação dos esalianos no presente e no futuro.