O professor Paul Paré, da Texas Tech University (Lubbock, EUA), iniciou uma visita à UFLA nesta semana. Ele colabora com a pesquisa da doutoranda Mônica Aparecida Freitas, do programa de pós-graduação em Fitopatologia, que estuda a assimilação de ferro na mandioca a partir da indução por bactérias. A discente é orientada pelo professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros.
Cultivada normalmente, a mandioca possui pouca concentração de ferro, apesar da abundância desse mineral no solo. A pesquisa investiga se determinadas bactérias são capazes de aumentar a absorção de ferro pelas raízes de mandioca. Análises laboratoriais permitirão detectar se a concentração de ferro nas raízes experimentais será superior.
Caso a pesquisa confirme o aumento da absorção de ferro, o resultado pode ser o oferecimento de mandioca enriquecida, futuramente.
O professor Paul Paré foi contemplado com uma bolsa Fulbright e permanecerá no Brasil por quatro meses, conduzindo pesquisas na UFLA e no Departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP.