O professor Alessandro Bruzi, do Departamento de Educação Física da UFLA (DEF), participou do Encontro Nacional das Equipes Colaboradoras do Programa Segundo Tempo, em Brasília (DF), de 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
O encontro foi promovido pelo Ministério do Esporte para avaliar as ações do Programa, ao longo de seus dez anos de existência, no âmbito do desporto educacional. Outro ponto foi o planejamento das ações para 2014 no sentido de tornar o Segundo Tempo em uma política de Estado, de acordo com o professor Bruzi. O evento contou com a participação do Ministro Aldo Rebelo e do Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.
Bruzi integra a Equipe Colaboradora 13, coordenada pela professora Alessandra Aguilar (UNI-BH) e pelo professor Herbert Ugrinowitsch (UFMG). Além deles, compõem o grupo professores da UFTM, pós-graduandos da UFMG, o professor Marcelo de Castro Teixeira (DEF/UFLA) e o professor Gustavo Vilela, do Lavras Tênis Clube e da Rede Estadual de Educação Básica. A equipe colabora com o Programa Segundo tempo e acompanha os convênios celebrados com as escolas de Minas Gerais.
De acordo com o docente, “A participação nesses encontros anuais, em conjunto com professores de instituições de ensino superior de praticamente todas as regiões brasileiras, oportuniza uma situação profissional ímpar de poder contribuir efetivamente para o desenvolvimento e consolidação de uma política pública voltada ao fomento do esporte, em uma perspectiva educacional que, desde seu início, beneficiou cerca de 17 milhões de crianças e adolescentes por todo o território nacional”.