A relevância do Grupo do Leite, iniciativa da UFLA que integra pesquisadores da pecuária leiteira, alcançou um novo patamar. O grupo foi convidado pela revista Leite Integral para colaborar com uma coluna fixa de orientações aos produtores, respondendo perguntas.
A coluna foi iniciada na edição de setembro e desde então o coordenador do Grupo, professor Marcos Neves Pereira (DZO), e seus membros esclarecem dúvidas dos leitores. Os assuntos tratados são a nutrição de gado de leite e a utilização do programa de computador AMTS (Agricultural Modeling and Training System).
O AMTS é um modelo nutricional desenvolvido na Universidade de Cornell, que permite formular dietas para o gado de leite. O Grupo do Leite é pioneiro no Brasil na configuração e manutenção deste sistema, que está se popularizando em todo o mundo.
Para o professor Marcos Neves, participar da revista é uma forma interessante de divulgar as ações do Grupo e de popularizar o conhecimento que seus membros possuem sobre o AMTS. A revista Leite Integral é lançada mensalmente e Marcos Neves a considera a “mais importante para técnicos (veterinários, zootecnistas e agrônomos) que lidam com a área no País”.
Participação da UFLA
“Apesar de nossa coluna ser uma novidade, a UFLA está constantemente presente na revista”, garante o professor. No número de janeiro, os discentes da UFLA Gilson Dias Júnior (doutorando) e Willian Pereira dos Santos (mestrando em Zootecnia) assinam um artigo sobre a produção de silagem de milho de alta qualidade; e a professora Nadja Gomes Alves (DZO) participa da matéria de capa (“10 dicas de ouro para aumentar a eficiência em 2014”), dando um depoimento sobre eficiência reprodutiva.