A olericultura é o ramo da horticultura específico à exploração de hortaliças (raízes, bulbos, tubérculos, folhosas, entre outras). Sua importância como área do conhecimento pode ser comprovada pela realização do Congresso Brasileiro de Olericultura, que ocorrerá, em 2014, pela 53ª vez. Neste ano, o evento será em Palmas (TO), entre 28 de julho e 1º de agosto.
A etapa de inscrições de trabalhos científicos para o Congresso já foi iniciada. Os resumos devem ser enviados até o dia 31 de março, segundo orientações descritas nesta página. Serão aceitos trabalhos nas seguintes áreas: Biotecnologia; Controle de Qualidade; Cultivo Protegido; Economia e Comercialização; Ensino e Extensão; Entomologia; Fisiologia; Fitopatologia; Fotoquímica e Atividades Biológicas; Fitotecnia Geral; Genética e Melhoramento; Irrigação; Nutrição e Adubação; Horticultura Orgânica; Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares (exceto espécies arbóreas); Pós-colheita e Sementes.
Para inscrever o trabalho, o congressista precisa estar inscrito no evento. As inscrições on-line poderão ser feitas até 25 de julho, mas há desconto no valor se forem feitas com antecedência.
Os objetivos do Congresso são divulgar os resultados das pesquisas ligadas à produção de hortaliças e congregar os profissionais do Ensino, da Pesquisa, da Assistência Técnica, da Extensão Rural e da Agroindústria, que têm interesse comum em olericultura e plantas medicinais.
Serão apresentadas palestras, mesas-redondas, fóruns de discussão e trabalhos científicos de pesquisadores e produtores. O tema escolhido para o 53º CBO será “A Olericultura na Amazônia legal: Perspectivas e desafios”.
Para mais informações, acesse o site do evento aqui.