A Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem hoje 1.235 novos alunos em seus cursos de graduação presenciais. Eles foram recebidos ontem (24/3), em cerimônia oficial. Familiares dos calouros e outros membros da comunidade acadêmica também estiveram presentes, contribuindo para que o Ginásio Poliesportivo ficasse cheio.
O momento era de expectativas para jovens que vieram de várias partes do Brasil. A caloura do curso de Medicina Veterinária Catarina Ribeiro, que tem apenas 16 anos, veio de Boa Esperança, no Espírito Santo. Apesar de já manifestar saudades da família, ela diz estar ansiosa para freqüentar as aulas e conhecer as pessoas. “Minha irmã me ajudou a pesquisar e a escolher uma das melhores universidades”, conta Catarina.
A busca por uma instituição bem qualificada não foi iniciativa apenas de Catarina. A agora estudante do curso de Administração Bruna Caroline também afirma que já tinha conhecimento da informação de a UFLA ser considerada a 2ª melhor universidade do país pelo Índice Geral de Cursos (IGC). “Antes de escolher, olhei o Guia do Estudante e as pontuações do Ministério da Educação (MEC)”. Bruna também diz que pesou na escolha o fato de Lavras ser uma cidade do interior. “Não me adapto ao estilo de vida de grandes centros e capitais”, explica.
Durante a cerimônia os estudantes assistiram ao vídeo institucional da UFLA e foram apresentados aos pró-reitores e coordenadores de cursos. A coordenadora geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ana Cláudia Sátiro, deu as boas-vindas a todos e falou do vínculo emocional que, aos poucos, eles estabelecerão com a Universidade. Já a pró-reitora de Graduação, professora Soraya Alvarenga Botelho, orientou o grupo a aproveitar as oportunidades oferecidas durante o curso superior, como as possibilidades de participar de programas de iniciação científica e de internacionalização, de empresas juniores e de núcleos de estudo. A professora também apresentou outros benefícios e recursos oferecidos pela UFLA, como o Núcleo de Acessibilidade, por exemplo.
Quem encerrou as atividades foi o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo. Ele aconselhou os jovens a seguirem os bons caminhos oferecidos pela Universidade e a esforçarem-se para a conquista de seus objetivos. “Desejamos que vocês sejam os melhores profissionais e que possam representar a UFLA com orgulho no mercado de trabalho; mas também queremos que sejam bons cidadãos, solidários e colaborativos”, enfatizou. Ele também citou alguns benefícios oferecidos, como o RU, os consultórios odontológicos e as atividades culturais.
O novo aluno da Zootecnia Igor Machado Ferreira, de Recreio (MG), demonstrou ter gostado do que ouviu durante a solenidade. “Eu já havia visitado o setor de Zootecnia e achei a estrutura muito boa, tudo muito bonito; mas agora percebi que todos os cursos oferecidos aqui devem ser muito bons”, analisa Ígor, afirmando que pretende aproveitar as oportunidades para se tornar um profissional qualificado.
A recepção aos calouros envolve ainda outras atividades. Confira a programação na página da Pró-Reitoria de Graduação (PRG).
Fotos: Ana Eliza Alvim e Mateus Lima