Festival “Abril pra Foto”: oficinas de fotografia estão com inscrições abertas

Abril p fotoAs inscrições para as quatro oficinas de fotografia da terceira edição do “Festival Abril pra Foto” já começaram. Para garantir uma vaga, é necessário acessar o site da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). Podem se inscrever apenas 20 pessoas em cada uma das oficinas, que serão realizadas no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A taxa é de R$ 50,00.

O “Abril pra Foto” será promovido no período de 11 a 13 de abril. Além das oficinas, que priorizam o estudo das técnicas fotográficas, o Festival tem ainda outras duas importantes frentes de atividades: o incentivo à reflexão sobre a fotografia (por meio de palestras) e a promoção do contato com produções autorais (por meio da exposição de trabalhos de fotógrafos do Brasil e mundo). Essas duas frentes são abertas ao público, com participação gratuita.

A programação de palestras traz o tema “Origem da Fotografia”, com Bárbara Rossi, no dia 11/4. Já no dia 12/4 a abordagem será sobre “Os caminhos e horizontes da produção autoral”, com Tibério França (professor na Guignard e promotor cultural na área de fotografia em Belo Horizonte) e Daniel Protzner (fotógrafo do cenário artístico de Belo Horizonte). As palestras serão proferidas no Centro de Treinamento da Faepe.

Em exposição, o Festival terá os trabalhos de Ricardo Avellar (fotógrafo e artista circense de São Paulo); Ivan Romaniello (Lavras); Alba Piazza (Argentina) e Vladimira Cabanova (Eslováquia). As obras estarão à disposição do público no Centro Cultural Casa das Pedras, também localizada no Câmpus Histórico.

Incrementando os três dias de programação cultural, o cantor e compositor Leo Damásio apresentará seu repertório de canções próprias no jardim da Casa das Pedras, no dia 12/4. Acompanhe novas informações sobre o Festival no endereço https://www.facebook.com/abrilprafoto.

 

As quatro oficinas de fotografia

  • Fotografia Noturna, com Phelipe Paraense (Pará): fotografo especializado em fotografia noturna – duração de 10h, nos dias 12 e 13/4;
  • Fotografia Básica (primeiros passos), com o professor de técnicas fotografias Marlon Hudson (Lavras) – duração de 12h, nos dias 12 e 13/4;
  • Fotografia Retratos, com o professor de Fotografia da Fumec/BH Alexandre Lopes – duração de 12h, nos dias 12 e 13/4;
  • Fotografia Pinhole, com Vladimira Cabanova (Eslováquia) – duração de 8h, no dia 13/4.

 

Sobre o Festival

O “Abril pra Foto” nasceu em 2012, época em que o fotógrafo e videomaker Marlon Franco recebeu o convite para planejar uma exposição por ocasião da reinauguração do Centro Cultural Casa das Pedras. Daí em diante, o projeto cresceu, tomou outras formas e absorveu as propostas dos alunos Bárbara Rossi e Heber Macedo Dutra.

Com o tempo, a artista eslovaca Vladimira Cabanova se juntou ao grupo, o que resultou na formação do Coletivo Plano Aberto, que busca desenvolver projetos culturais relacionados à fotografia. Atualmente, o grupo ainda conta com três de seus membros originais. Durante essa trajetória, o professor do Departamento de Agricultura (DAG/UFLA) Silvério Coelho foi ativo participante dos planejamentos e da execução do projeto.