Hoje (7) foi lançada uma oportunidade de reconhecimento aos pesquisadores mineiros: o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o apoio da Fapemig, edita o “Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica”.
Nesta edição, o prêmio contempla cientistas mineiros cujos estudos e pesquisas tenham contribuído, significativamente, para o avanço da ciência. O potencial das pesquisas para apoiar o desenvolvimento tecnológico também será considerado.
As inscrições são efetuadas de 7 de abril a 18 de junho de 2014, das 9 às 16 horas, com o envio (até 20 de junho, pelos Correios), ou entrega (até o dia 18/6) da proposta à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes-MG).
Pesquisadores individuais, instituições de ciência e tecnologia, associações científicas e/ou empresas, por meio de seus respectivos representantes legais, poderão se inscrever. Para isso, deverão ser encaminhados à Sectes-MG os seguintes documentos: dossiê descritivo da pesquisa; currículos Lattes dos pesquisadores envolvidos; justificativa apresentada pela instituição sobre a contribuição da pesquisa; e resumo, em até três laudas, da pesquisa. Os documentos devem ser enviados em CD, DVD ou pendrive.
O resultado do Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” será publicado em até 90 dias após o encerramento das inscrições. A entrega do prêmio ocorrerá em cerimônia marcada posteriormente.
Mares Guia
Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil. O cientista também foi um dos idealizadores da Fapemig, instituição fundada em 1986, professor emérito do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do País.
Informações
Saiba mais sobre o prêmio em: http://www.fapemig.br/premio/