O projeto “Cinema com vida” apresenta, nesta quarta-feira (9/4), o penúltimo da série de filmes do diretor Hitchcock. A mostra cinematográfica “Mestres da 7ª Arte – Alfred Hitchcock”, iniciada em 2013, traz agora “Trama Macabra” (Family Plot, 1976).
Com entrada franca, a exibição terá inicio às 14 horas, no Museu de História Natural (MHN), situado no Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O encerramento da mostra ocorrerá na próxima semana, com o filme “Pacto Sinistro”.
O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e é coordenado pela professora do Departamento de Educação (DED) Luciana Azevedo e pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF) Márcio Farias.
Sinopse
Apesar do título “pesado” neste, que seria o último filme realizado por Hitchcock, a trama não sugere nada macabro. Na obra, o tom de humor fica por conta dos pequenos vigaristas que caem nas mãos de vilões profissionais.
Blanche (interpretada por Barbara Harris) é uma vidente vigarista que, acidentalmente, descobre que uma velha cliente possui um herdeiro desaparecido para sua enorme fortuna. Interessada na parte que lhe caberá pela boa ação de localizar o beneficiário, Blanche pede ajuda a seu namorado, o motorista George (Bruce Dern). Entretanto, Blanche e George passam a arriscar suas vidas quando o decorrer da trama revela que o tal herdeiro é um criminoso dos mais gananciosos: Arthur (William Devine), que ainda conta com a comparsa Fran (Karen Black).
As peripécias nas quais se metem Blanche e George e a possibilidade de ambos se darem mal – já que seus meros truques vigaristas nada são, perto dos roubos e sequestros feitos por Arthur e Fran – fazem com que o espectador passe a torcer pelos “menos malvados” da história.
Fonte da sinopse: http://tudoaomeuredor.wordpress.com/2014/01/20/projeto-hitchcock-trama-macabra-1976/