Única revista científica brasileira especializada em cafeicultura de publicação e distribuição gratuita, a Coffee Science chegou, neste ano, à sua vigésima segunda edição, com 244 artigos já publicados, reunindo resultados de pesquisas de várias instituições brasileiras. Nos dois últimos números (Vol. 8/nº 4 e Vol. 9/nº 1), publicados em 31/03/2014, a revista traz ao conhecimento da comunidade científica artigos originais e inéditos, como “Controle químico de broca-do-café com Cyantraniliprole”, “Pós-Café: um sistema de apoio à decisão para o cálculo do custo da pós-colheita do café” e “Qualidade das operações de preparo reduzido do solo e transplantio mecanizado de mudas de café”, entre outros.
Criada em 2006, a Coffee Science teve inicialmente publicação semestral, com 10 artigos por número, o que perdurou até 2009. Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, porém contando com o apoio do Consórcio Pesquisa Café, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Polo de Excelência do Café, passou a ser quadrimestral a partir de 2010, ainda com 10 artigos científicos por número.
Segundo o editor-chefe da publicação, professor Rubens José Guimarães, em 2013 a revista passou a publicar trimestralmente, aumentando também a quantidade de artigos incluídos em cada número para 15. O professor explica que a decisão exigiu coragem, responsabilidade e comprometimento da equipe de editores executivos da Coffee Science. “Essa medida atendeu aos anseios da comunidade científica que trabalha com o café, reduzindo para menos de um ano o tempo entre a submissão e a publicação dos artigos selecionados pelos consultores Ad Hoc”, relata.
A revista é vinculada à Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao Consórcio Pesquisa Café. Tem por objetivo publicar artigos originais completos que contribuam para o desenvolvimento da cafeicultura nas diferentes áreas. É indexada na Agrobase/Binagri, Agris/Caris, Biblioteca Nacional, IBICT/SEER, CAB Abstracts (CABI – Commonwealth Agricultural Bureaux International), Latindex (Regional System of on-line Information for Scientific Publication of Latin America, Caribean, Spain and Portugal), Periódica (Indice de Revistas Latino Americanas em Ciências) e SCOPUS-Elsevier and DOAJ (Directory of Open Access Journals).
A submissão dos trabalhos – que devem ser originais e inéditos – pode ser feita de forma contínua pelo site http://www.coffeescience.ufla.br, mesmo endereço onde estão disponíveis todas as edições anteriores. A versão impressa da revista tem tiragem de 500 exemplares, distribuídos para bibliotecas, universidades e instituições de pesquisa de todo o País e do exterior.