As comemorações pelo Dia da África na Universidade Federal de Lavras (UFLA) caminham para sua fase de encerramento, com a realização da Noite Africana, que ocorrerá no sábado (24/5), a partir das 20h, no Dance Bem (Avenida Pedro Sales, 182-244, bairro Esplanada, Lavras/MG). A organização dos eventos é Núcleo de Cultura Internacional (NCI).
Na quinta-feira (22/5) o Anfiteatro do DCH recebeu um público interessado em conhecer a cultura africana. A primeira palestra foi ministrada pelo graduando em Engenharia de Controle e Automação Daniel Kalonji, da República Democrática do Congo. Ele está no Brasil há três anos e, atualmente, é professor de francês no projeto “Ensino de Línguas Adicionais para Fins Específicos”, da UFLA. No evento, Daniel abordou a África Francesa, nos aspectos de tecnologia, indústria e moda.
O segundo a se apresentar foi o mestrando em Produção Animal por Moçambique, Inácio Mateus Assane. O moçambicano está na UFLA desde abril de 2014, frequentando o Curso de Capacitação e Transferência de Tecnologia na Cultura do Algodão. Deve retornar ao seu país em agosto. Sua palestra enfocou a África Portuguesa, principalmente no aspecto turístico.
A coordenadora do NCI, professora Tânia Regina Romero, conta que o envolvimento do público com os temas foi intenso. “A participação chegou a ser tão boa que tivemos que mediar os debates para tentar dar oportunidade a todos de se expressarem”. O objetivo das palestras foi apresentar ao público informações sobre a África que não estão bem difundidas o Brasil. Entre elas, está a diversidade cultural num continente de grande extensão territorial.
No segundo momento da programação, em 23/5, às 12h, o público da Cantina Central pôde ouvir músicas africanas e observar as danças características.
Para quem deseja participar do último evento – a Noite Africana – ainda é possível comprar ingressos: basta enviar e-mail para ldm93@hotmail.com, ou ligar para (35) 9158-9254/ (35) 9104-7356. A comemoração terá comida africana, saboreada ao som das músicas características dos países do continente.