O primeiro Encontro de RedeSIC do Executivo Federal foi realizado no dia 29, em Brasília, envolvendo 200 autoridades de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI) e gestores dos Serviços de Informação ao Cidadão (SICs), de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. O coordenador do SIC da UFLA, Adriano Higino Freire, participou do evento, ocorrido no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
A RedeSIC funcionará como fórum de cooperação dos SICs do Poder Executivo Federal, onde poderão trocar experiências, incrementar a qualidade do atendimento, identificar avanços e melhores práticas de transparência e promover discussões conjuntas.
O trabalho dos SICs é garantir que haja a divulgação das informações públicas, de acordo com a Lei de Acesso à Informação, que tem o objetivo de assegurar a transparência da gestão pública e assegurar a correta aplicação de recursos, permitindo que o cidadão acompanhe e ajude a fiscalizar os gastos.
Para Adriano Freire, “a rede de colaboração entre os SICs do País contribuirá para a melhoria da eficiência da prestação desse serviço, pois a Lei de Acesso à Informação é nova e ainda demanda discussões sobre temas específicos”.
O encontro foi promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), em parceria com a Enap.