O Departamento de Educação (DED) e a jornalista Marina Alvarenga Botelho oferecerão no sábado (07/06) a oficina “Cinema brasileiro e formação de professores: por uma pedagogia do olhar” para os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no pavilhão 6, sala 5, das 13h30 às 17h30. A coordenação é do professor Fábio Reis.
Com o intuito de promover a discussão sobre o tema “cinema, educação e formação de professores”, a oficina abordará os princípios da pedagogia do cinema brasileiro, possibilitando momentos de percepção estética aos envolvidos para além da sua utilização como estratégia de ensino de conteúdos formais.
Será exibido o longa-metragem “Era uma vez eu, Verônica”, do cineasta Marcelo Gomes, e quatro curtas-metragens, podendo suscitar questões e promover um olhar mais atento para o cinema no âmbito escolar.
O evento é gratuito e são oferecidas 25 vagas. Os interessados devem se inscrever neste formulário. Haverá coffee-break e emissão de certificado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Mais informações podem ser obtidas pelo celular (35)9148-8104 ou e-mail inabotelho@gmail.com.
Currículo
Marina Alvarenga Botelho é graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, se especializou em cinema e linguagem audiovisual. Atualmente é mestranda em Educação na UFLA.
Leonardo Assad – jornalista – bolsista Ascom