A noite desta quarta-feira (4/6) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi marcada pela abertura oficial do IV Encontro Regional de Excelência Profissional (IV Erep). O evento, organizado pela Terra Jr. Consultoria e Agropecuária, atraiu estudantes de diferentes cursos da Universidade e deixou cheio o Salão de Convenções. O objetivo, com os temas das palestras que vão até 6/6, é refletir sobre as características que o mercado de trabalho exige do bom profissional.
A primeira palestra do evento foi feita pelo vencedor do programa “O Aprendiz IV”, Tiago Aguiar. Com o resultado do programa, ele tornou-se sócio do apresentador Roberto Justus. Tiago veio de São Paulo para falar pela primeira vez na UFLA. Com a apresentação do tema “Pessoas de sucesso fazem o que gostam”, ele disse que a intenção é incentivar as pessoas a perseguirem os seus sonhos. “Falo sobre a importância de empreender, não no sentido estrito de abrir um negócio, mas de ter atitude para fazer o que se deseja”, explicou.
A mesa de honra da abertura foi presidida pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira, que representava o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo. Na composição, estavam também o professor coordenador da Terra Jr., Renzo Garcia Von Pinho; a professora convidada Mônica Carvalho Alves Campelli, do Departamento de Administração e Economia (DAE); além do presidente da Terra Jr., Raul de Oliveira Santos.
Raul agradeceu a presença de todos e estendeu os agradecimentos à vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, e à assessora da reitoria para assuntos estratégicos, Patrícia Maria Silva. Segundo o presidente da Terra Jr., o apoio delas foi fundamental para a realização do evento. Na sequência, professora Mônica propôs uma reflexão sobre a formação da carreira profissional.
Já o professor Renzo fez questão de enfatizar que a Terra Jr. irá completar 15 anos de existência, com um trabalho de qualidade. “Os membros da empresa têm compromisso com a organização dos eventos, por isso sempre sei que vai dar tudo certo”, disse. Lembrou também que a UFLA tem atualmente 12 empresas juniores, consideradas por ele como ótimas oportunidades para desenvolvimento de atividades complementares no ambiente acadêmico.
Sobre o assunto, o professor José Roberto complementou, dizendo que é perceptível o melhor aproveitamento acadêmico do aluno que passa por uma empresa júnior. Ele destacou a Terra Jr. como exemplo de “interdisciplinaridade”, por ter, entre seus mais de 40 membros, representantes de 11 cursos de graduação da UFLA.