Quatro membros da comunidade acadêmica representaram o Brasil e a UFLA no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica, ocorrido de 23 a 30 de junho em Cancun, no México. O trio composto pelos ginastas e estudantes de Educação Física José Henrique Oliveira, Maelton Siqueira e Marcelo Martins, e o técnico e professor do DEF Luiz Henrique Maciel integraram a Seleção Brasileira, com membros da UFMG, Rio de Janeiro e São Paulo.
O trio brasileiro ficou na 19ª colocação, posição considerada bastante positiva pela comissão técnica, já que se tratou da primeira participação em um Mundial. Para o professor Luiz Henrique, “O importante, no caso de eventos como este, é a experiência adquirida em uma das provas mais concorridas da modalidade, além da exposição do nosso trabalho diante dos principais envolvidos com a ginástica aeróbica no mundo”. O técnico também ressaltou que, embora ainda haja um grande caminho a trilhar, o empenho da equipe da UFLA já mostra excelentes resultados em competições nacionais e internacionais.
A preparação dos atletas para o Mundial ocorreu durante um ano e meio, culminando com a representação do Brasil diante dos demais países participantes e com a boa apresentação. Principal evento da ginástica aeróbica no mundo, o Campeonato reuniu cerca de 500 atletas de 39 países. Cada nação pôde levar até duas representações por prova, sendo elas individual masculino, individual feminino, dupla, trio e grupo.