Oito técnicos administrativos e dois professores tomaram posse como novos servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última terça-feira (15/7). A cerimônia ocorreu no Salão dos Conselhos, prédio da Reitoria, no período da tarde, com a presença de amigos e familiares dos empossados, além de representantes dos departamentos e áreas em que serão lotados.
Na composição da mesa de honra estavam o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo; a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, professora Valéria da Glória Pereira Brito; a representante da Comissão de Ética, professora Fernanda Gomes e Souza Borges; o representante da Seção Sindical dos Docentes da UFLA (Adufla) professor Francisval de Melo Carvalho; o representante da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos cargos técnico-administrativos (Cista) Hugo César Tadeu e o presidente do Sindicato dos Servidores da UFLA (Sind-UFLA).
Houve a leitura do Termo de Compromisso Ético e do Termo de Posse, antes que os novos servidores assinassem a documentação. Em seguida, os membros da mesa apresentaram-se e falaram sobre setores que representam, dando as boas-vindas a todos. A professora Valéria aproveitou a oportunidade para falar sobre o Plano de Capacitação oferecido pela UFLA aos servidores. Já o professor Scolforo não se esqueceu de parabenizar as famílias dos empossados, por considerá-las corresponsáveis pela conquista alcançada pelo grupo.
O reitor também lembrou a carência quantitativa de profissionais que a instituição ainda apresenta, e realçou a alta qualidade da equipe que trabalha na UFLA. Pediu dedicação aos novos membros e enfatizou que apenas com empenho e trabalho é possível dar retorno à população brasileira, que paga impostos e garante o funcionamento do serviço público. Ao finalizar, explicou a motivação da cerimônia de posse: “essa formalidade é uma maneira de dizermos a vocês o quanto são importantes para a instituição”.
Com essas novas posses, a UFLA tem um quadro de 573 técnicos administrativos e 541 professores. Ainda há previsão de que mais 35 novos servidores tomem posse em 2014, sendo a maioria deles professores.
Um pouco de quem chega
Cada novo servidor traz uma história diferente na bagagem. Enquanto a técnica de laboratório Juliana de Oliveira Silva Giacoppo é de Lavras, a também técnica de laboratório Gisele Cenzi teve que se mudar para a cidade em função do novo trabalho. Gisele veio de Curitiba para assumir o cargo e diz que está muito feliz. “A aprovação em um concurso público sempre foi meu sonho, o que deve ser ainda mais comemorado por se tratar de uma instituição renomada com ao UFLA; por isso, a mudança vale a pena”, relata Gisele.
Juliana vê o trabalho como um novo desafio. Depois de ter se graduado na UFLA, onde também fez mestrado, agora conclui o doutorado na instituição. “Sempre tive uma ótima avaliação da Universidade como discente, e desejava estar aqui como servidora; será um crescimento profissional”, diz Juliana, que compareceu à posse acompanhada dos filhos gêmeos de três meses. “Esse é realmente um momento de transformação na minha vida”, completa.
Veja a lista dos servidores que tomaram posse em 15/7.