Durante as comemorações de aniversário da UFLA, DAE realizou sua 500ª Assembleia

SONY DSCCom 50 anos de história, o Departamento de Administração e Economia (DAE) realizou na segunda-feira (1º/9) sua 500ª Assembleia, em cerimônia comemorativa, que reuniu professores e técnicos administrativos do Departamento. Servidores já aposentados também participaram da noite de homenagens, integrante da Semana de Ciência, Cultura e Arte da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O objetivo da solenidade foi agradecer a todos que dedicaram esforço na construção dos resultados que hoje dão credibilidade ao Departamento. O momento foi também de acolhida às novas gerações de servidores, às quais se atribui a missão de continuar a caminhada.

O chefe do DAE, professor Francisval de Melo Carvalho, conduziu as atividades. Na composição da mesa de honra, ele esteve acompanhado do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; do sub-chefe do DAE, professor Luiz Marcelo Antonialli, além do professor Dany Flavio Tonelli.

O início dos trabalhos ocorreu com a apresentação de uma sequência de slides que detalhou marcos histórico da trajetória do DAE, apontando sua posição de vanguarda em diferentes frentes. A exibição foi precedida das palavras do professor Francisval, que lembrou o fato de o Departamento ter hoje dois terços de seu corpo docente atuando há menos de dez anos na UFLA. “É uma oportunidade para que todos conheçam essa história, que começou em 1964, ainda na Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal)”.

Em seguida, deu-se a entrega das placas de homenagem aos professores José Geraldo Geraldo de Andrade e Edgard Alencar. A servidora técnico-administrativa Miriam Rezende Gomide Prates também recebeu a condecoração. Eles tiveram a oportunidade de se expressar, rememorando momentos e situações vividas, fazendo seus agradecimentos e deixando suas mensagens de motivação.

Representantes de departamentos que tiveram em sua criação alguma interface com o DAE também compareceram e deram seus depoimentos. Esse foi o caso da professora do Departamento de Direito (DIR) Maria das Graças Paula e do professor do Departamento de Educação (DED) Lucimar Leão Silveira.
Os relatos das experiências de pertencimento ao DAE ficaram completos com a participação das professoras Sabrina Soares da Silva e Viviane Santos Pereira, convidadas a se pronunciarem como docentes em início de atividade no Departamento.SONY DSC

O professor Scolforo, já nos trabalhos de encerramento da Assembleia, ressaltou a importância de momentos de resgate o passado, como foi feito durante o evento. “Somente quando olhamos para um passado de extremo comprometimento com a instituição é que podemos compreender como chegamos aos resultados que temos hoje e, dessa forma, podemos nos preparar adequadamente para a continuidade dos trabalhos”.

Outros homenageados

Professores: Antônio João dos Reis, Vicente Paula Vitor e Tarley Fantazinni.
Técnicos: Eveline de Oliveira e Laércio de Oliveira

Sobre o DAESONY DSC

Em 1964, um dos setores da antiga Esal era o de Sociologia e Extensão Rural, que mais tarde daria origem ao atual DAE. No início da década de 1970, a estrutura de departamentos transformou-o em Departamento de Ciências Sociais e Econômicas. Já em 1973, passou a denominar-se Departamento de Economia Rural (DEC), para depois, na década de 1980, ganhar a atual denominação – DAE.

O Departamento tem hoje 325 estudantes de graduação em Administração, tendo já formado outros 471. No curso de Administração Pública, são 429 graduandos. No Programa de Pós-Graduação em Administração são 88 matriculados, com mais de 60 teses e de 500 dissertações defendidas. Já no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, há 40 estudantes. O mais recente – o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão – iniciado em 2014, está com sua primeira turma, composta por 13 estudantes.