A aplicação de conhecimentos de marketing no agronegócio é um diferencial para a produção agrícola – a afirmativa é do secretário executivo da Sociedade Rural Brasileira, Ronaldo Luiz Mendes Araújo. Ele apresentou a palestra “Marketing no agronegócio” no dia 3 de setembro, durante o Simpósio Internacional do Agronegócio.
Na palestra, Ronaldo demonstrou como o marketing pode influenciar positivamente a agricultura: “É preciso uma quebra de modelo estritamente calcado na produção de commodities”. O palestrante ressaltou que, embora haja muita tecnologia empregada na produção (como no melhoramento genético), é necessário que as marcas sejam fortalecidas para agregar valor ao produto.
O marketing também é utilizado para captar as tendências do agronegócio. Entre elas, Ronaldo apontou a acomodação dos preços das commodities – que reforça a necessidade de fortalecimento da marca; uma grande preocupação com segurança alimentar; interesse da população em se informar sobre produtos orgânicos; e um desconhecimento do consumidor sobre os desafios que o agricultor enfrenta.
As marcas que sabem criar um diálogo com o consumidor prevalecem sobre as demais, por isso, a importância em captar as atuais tendências do agronegócio, de acordo com Ronaldo.