Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas aborda a sanidade de raízes

simposio-nefit
Professor Paulo Roberto de Camargo e Castro, primeiro palestrante

O XIV Simpósio de Manejo de Doenças de Plantas foi aberto na manhã de ontem (9), no Salão de Convenções da UFLA, e prossegue até o dia 11. Neste ano, o evento atualiza os participantes sobre serviços e produtos voltados para a sanidade de raízes.

A abertura contou com a participação do coordenador geral do Núcleo de Estudos em Fitopatologia (Nefit), Paulo Victor Azevedo Cardozo. O Nefit organizou o evento e Paulo Victor deu as boas-vindas aos participantes.

O professor Flávio Medeiros, coordenador do Departamento de Fitopatologia (DFP), lembrou que a sugestão do tema foi dada pelo professor José da Cruz Machado, também integrante da mesa de abertura. A escolha permitiu a abrangência de duas áreas distintas: a fitopatologia e a sanidade de raízes.

Mesa de abertura do Simpósio
Mesa de abertura do Simpósio

A escolha do tema foi elogiada pela reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho: “A sanidade das raízes impacta diretamente na produtividade; portanto, na renda do agricultor e nos resultados da agricultura”, afirmou.

Em seguida, ocorreu a palestra “Fisiologia e Anatomia das Raízes”, com o professor Paulo Roberto de Camargo e Castro, docente titular da Esalq-USP, na área de Fisiologia Vegetal.

O simpósio é organizado anualmente pelo Nefit e já é um evento tradicional no Brasil em áreas que abrangem assuntos no âmbito da fitopatologia. Também já atrai participantes do exterior. Conta com o apoio da Capes, Fapemig e empresas privadas.

A programação completa do Simpósio pode ser vista aqui.