Durante a primeira quinzena de outubro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe a visita do professor Jon Schoonmaker, da Purdue University, Estados Unidos, que ministra disciplina especial no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ/UFLA). O professor Schoonmaker está na UFLA como Pesquisador Visitante Especial no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras, em projeto coordenado pelo professor Márcio Machado Ladeira, coordenador do PPGZ.
Além das aulas sobre Programação Fetal, que compõe a disciplina Crescimento e Desenvolvimento Animal no PPGZ, o pesquisador americano participa como colaborador do projeto de pesquisa: “Suplementação de vacas Nelore gestantes no período da seca e seu efeito sobre a eficiência alimentar, características de carcaça e qualidade da carne da progênie terminada com dietas sem ou com adição de lipídeos”. Sua participação no projeto está prevista para os próximos três anos, com visitas semestrais à UFLA já agendadas.
A proposta tem como objetivo aumentar a mobilidade e a cooperação científica e tecnológica internacional, promovendo a consolidação, expansão e internacionalização das pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA, bem como aumentar o conhecimento e competitividade do País na área de Bovinocultura de Corte, se especializando em estudos com programação fetal que estão hoje na fronteira do conhecimento.
O professor Márcio Ladeira realizou o seu pós-doutoramento na Purdue University, sob a orientação do professor Schoonmaker, tendo como principal linha de pesquisa o confinamento de bovinos de corte no Brasil.
Esta é a terceira visita do professor Schoonmaker à UFLA. Em 2013, participou da delegação da Universidade de Purdue para formalizar um acordo de cooperação e ministrou palestra no Simpósio Internacional de Pecuária de Corte – Sinpec, realizado em outubro.
Empolgado com o potencial do projeto, Schoonmaker disse estar impressionado com o crescimento da Universidade, a excelência das pesquisas em desenvolvimento e o esforço conjugado para fortalecer o programa de internacionalização, que inclui o oferecimento de disciplinas na Língua Inglesa.
Antes de dar início às aulas na UFLA, o professor participou de visitas técnicas a fazendas no Estado de Minas Gerais e São Paulo, acompanhado do professor Márcio Ladeira, para conhecer melhor o sistema de confinamento e o manejo de pastagens. Ele considerou que fazendas do Brasil já estão no mesmo nível tecnológico com relação aos sistemas americanos, porém, o projeto que será desenvolvido com a coordenação da UFLA tem grande potencial para alavancar a bovinocultura de corte no País.
Segundo o professor Márcio Ladeira, o objetivo do projeto é desenvolver um programa de eficiência alimentar para garantir melhores características de carcaça e qualidade da carne de novilhos Nelore, principalmente, com foco na nutrição do rebanho nas estações secas do ano.
Colaboração internacional
Outros professores de Purdue já visitaram a UFLA e ministraram workshops e disciplinas especiais no Programa de Pós Graduação, em diferentes áreas do conhecimento, entre eles, os professores Shawn Donkin (equivalente a pró-reitor de pós-graduação e pesquisa para os cursos do Colégio de Agricultura), Kolapo Ajuwon e Allan Schinckel.