Na sexta-feira (10/10) foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) um Colóquio Especial da Física, com a presença do professor Francesco Toppan, cientista do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro. Mais de trinta pessoas reuniram-se no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX) para ouvir sua palestra, que teve início às 14h e finalizou-se às 17h30.
De acordo com o professor do DEX José Alberto Casto Nogales Vera, o Colóquio foi bem avaliado pelo público. “Muitos estudantes ficaram satisfeitos por terem acesso a uma perspectiva nova, trazida por Francesco”. Ele também comenta que foi uma boa oportunidade para avaliar as pesquisas feitas na UFLA, que se mostram em consonância com o que está em curso no Brasil.
Essa foi a primeira vez que o professor Francesco participou da atividade no DEX/UFLA. Na mesma oportunidade, ele integrou uma banca de qualificação do Programa de Pós-Graduação em Estatística. O Colóquio, articulado pelo Núcleo de Física do DEX, constituiu um passo importante para o estabelecimento de futuros acordos de colaboração entra a Universidade e o CBPF.
Participaram do colóquio estudantes das áreas de Física e da ABI Engenharia. O tema abordado foi “Relatividade especial deformada e não-comutatividade”. Na apresentação, Francesco Toppan falou de pesquisas desenvolvidas com colaboradores italianos, que têm ousado discutir a possibilidade de modificações na relatividade de Einstein, justamente para preservar o papel do Princípio da Relatividade numa nova fronteira da física: a gravitação quântica.
Sobre o professor Francesco Toppan
Francesco Toppan é graduado em Física pela Università degli Studi di Padova (1985), possui Mestrado e Doutorado em Física de Partículas Elementares pela Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati In Trieste (1987 e 1989). Atualmente, é pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: supersimetria, hierarquias integráveis, álgebras de Clifford, m-theory e álgebras divisionais.