No mês de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais (CRMV-MG) fez a entrega do prêmio “Destaques do ano”, em cerimônia realizada na sede administrativa do CREA, em Belo Horizonte. Entre os agraciados, o professor Márcio Gilberto Zangerônimo, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O prêmio é outorgado anualmente, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da profissão, por profissionais que atuam nas mais diversas áreas. Os agraciados são indicados pelos colegas e pelas instituições a eles ligados, de todo o Estado de Minas Gerais, aprovados pela plenária do CRMV-MG.
O professor Márcio Zangerônimo é médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Lavras, com mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Atualmente é bolsista produtividade do CNPq nível 2, professor adjunto da UFLA e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e do Grupo de Reprodução em Suínos da UFLA. Atua nas seguintes áreas: Biotecnologia da reprodução em suínos, nutrição de monogástricos, metabolismo e fisiologia animal.
O prêmio é um reconhecimento pelas pesquisa com reprodução de aves e suínos, mais especificamente estudo dos mecanismos fisiológicos que influenciam o desempenho reprodutivo de aves e avaliação de biotécnicas para resfriamento e congelamento do sêmen suíno. O professor desenvolve um projeto em vigência pelo Edital Capes/CNPq Pesquisador Visitante Especial, em parceria com a Universidade Autônoma de Barcelona, para o desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas para congelamento de ovócitos e embriões suínos. A expectativa é produzir embriões suínos em laboratório para estudo do desenvolvimento embrionário inicial nessa espécie, transferência de embriões, importação e exportação de material genético criopreservado.