Presidente da Associação Brasileira de Angus fez palestra de abertura do Simab

O produtor Paulo Marques fez a primeira palestra
O produtor Paulo Marques fez a primeira palestra

O Simpósio de Melhoramento Animal e Biotecnologia (Simab) foi aberto na manhã do dia 6/11, no Anfiteatro Magno Antônio Patto Ramalho (UFLA). Estudantes, pesquisadores e profissionais reúnem-se, até 8/11, para assistir a uma programação sobre as atualizações e vantagens do melhoramento genético animal (aplicado a bovinos de corte e de leite e ao mercado agropecuário).

A primeira palestra foi feita pelo pecuarista Paulo de Castro Marques, presidente da Associação Brasileira de Angus e proprietário da Casa Branca Agropastoril Ltda. Na palestra, intitulada “Impacto no mercado financeiro com a utilização de animais modificados geneticamente”, ele dividiu suas experiências e procurou demonstrar como os produtores podem agregar valor ao negócio por meio do melhoramento genético.

simab-aberturaInterseção entre a zootecnia e a biologia, o melhoramento genético animal tem se destacado por ser responsável pela valorização dos animais portadores de avaliações genéticas e por contribuir com melhorias para o mercado. A importância da área foi enaltecida durante a solenidade de abertura, na qual estiveram presentes os professores: João José Marques (pró-reitor Adjunto de Pesquisa, representando o reitor da UFLA); Carlos Eduardo Saad, chefe do Departamento de Zootecnia; Sarah Laguna Meirelles e Rilke Tadeu de Freitas, orientadores do Gmab; e a coordenadora do Gmab, discente Aline de Cássia Estopa.

Durante o evento, serão realizadas palestras pela manhã e à tarde (exceto no dia 8, que tem atividades somente pela manhã). No dia 6, a programação enfoca o melhoramento genético aplicado à produção de bovinos de corte; no segundo dia, à produção de bovinos de leite; e no dia 8, ao mercado agropecuário.

O Simpósio é uma realização da UFLA, organizado pelo Grupo de Estudos em Melhoramento Animal e Biotecnologia (Gmab). Conta com o apoio dos Departamentos de Zootecnia (DZO) e de Biologia (DBI) da UFLA, Fapemig, Capes, Conselho Regional de Medicina Veterinária e DBO – A revista de negócios da pecuária.

Saiba mais: www.nucleoestudo.ufla.br/gmab.

Com informações de Luciana da Silva – bolsista Ascom/DZO