O Desafio da Sustentabilidade, parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a UFLA, foi lançado no dia 6 de novembro e já alcança índices impressionantes. Mais de 1700 ideias para promover a sustentabilidade nas instituições federais de ensino foram geradas, pelos quase 3 mil usuários cadastrados. Os internautas têm participado intensamente: cerca de 42 mil comentários e mais de 111 mil curtidas foram registradas até o dia 13. O Desafio também tem sido destacado pela imprensa, conforme os links no final da notícia.
O projeto é uma consulta pública para identificar e avaliar ideias e boas práticas para redução de gastos com água e energia nas instituições de ensino federais. Qualquer pessoa física pode participar do Desafio, disponível no endereço: http://premioideia.mec.gov.br/.
Participação e prêmios
Ao entrar no endereço, o usuário deve fazer um cadastro e optar por representar uma das 63 universidades federais ou uma das 41 instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas ao MEC. Ao se inscrever, poderá enviar sugestões nos seguintes desafios: “Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?” e “Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?”.
Além do envio de ideias para gerar economia, o usuário poderá comentar e avaliar as propostas dos outros internautas. Ideias, comentários e curtidas somam pontos para o usuário: os quatro colocados que somarem mais pontos em cada desafio serão premiados em dinheiro, assim como aquelas instituições que estiverem representando. Os valores somados chegam a R$ 20 mil para os usuários e R$ 8 milhões para as instituições de ensino. As ideias, curtidas e comentários poderão ser postados até fevereiro de 2015.
A geração e avaliação de ideias poderão contribuir com a melhor aplicação dos recursos públicos e redução do consumo de recursos naturais.
Parceria com a UFLA
O projeto deste edital nasceu no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública, elaborado por discentes servidores do MEC, sob orientação do professor Paulo Henrique Bermejo (DCC/UFLA). O docente esclarece que o projeto busca estimular a participação social e utilizar dessa participação para gerar inovações no governo.
O professor Paulo Bermejo participou do pré-lançamento do Desafio, nos dias 5 e 6/11, no Fórum de Pró-Reitores em Administração e Planejamento dos Institutos Federais (Forplan) e no Fórum dos Pró-reitores de Administração e Planejamento das IFEs (Forplad), onde apresentou o projeto, com representantes do MEC.
A plataforma PrêmioIdeia, utilizada no Desafio da Sustentabilidade, já é conhecida em Lavras, tendo sido desenvolvida pela start-up lavrense ProGolden – formada por ex-alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da UFLA. O PrêmioIdeia lança desafios propostos por instituições públicas, governos e empresas, em forma de perguntas. A Polícia Militar, por exemplo, já lançou quatro desafios para obter ideias inovadoras sobre segurança e trânsito.
O sócio Everton Almeida comemora os resultados: “Com apenas uma semana de lançamento, o Desafio da Sustentabilidade já teve a adesão de representantes de mais de 30 Institutos e quase 50 Universidades. A iniciativa está mobilizando pessoas de todo o país na geração de muitas ideias sustentáveis”.
- Represente a UFLA: acesse o edital e inscreva-se em: mec.gov.br/premioideia
- Curta a página do Facebook: facebook.com/desafiosustentabilidade
Desafio da Sustentabilidade na imprensa