Na semana de 24 a 27 de novembro, estudantes e professores vinculados aos Núcleos de Estudo, Empresas Juniores, Programas de Educação Tutorial (PET), Programas de Educação Tutorial Institucional (Peti) e à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Incubacoop) participarão da 2ª Fenep, feira que congregou todas essas entidades. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE).
A Feira contou com a exposição dos trabalhos e projetos desenvolvidos por 90 Núcleos de Estudos, 13 empresas juniores, grupos PET, Peti’s, três executivas e a Incubacoop. A exposição possibilitou a troca de experiências entre estudantes, que puderam compartilhar estratégias de atuação e formas de comunicação com o público.
De acordo com o pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, Renzo Alhan Rabiço, embora com público reduzido, o objetivo da feira foi atingido, já que apresentou à comunidade os trabalhos desenvolvidos por essas organizações, além de motivar os estudantes a participarem de atividades acadêmicas complementares e extracurriculares.
Troca de Experiências
O professor Heitor Costa, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), participou da feira ao lado dos estudantes do Programa de Educação tutorial Institucional – Ciência da Computação/Sistemas de Informação (PETI-CSI). Em sua avaliação, a feira é uma oportunidade para estimular ainda mais nos estudantes habilidades extensionistas, ampliando o escopo do aprendizado teórico.
A estudante Bárbara Oliveira, do 6º período de Ciência da Computação confirma os benefícios de participar do PETI e de apresentar as ações do grupo na Fenep. Ela acredita ser importante a participação em atividades extracurriculares para fortalecer ainda mais a formação acadêmica. No PETI, os estudantes tem a oportunidade de desenvolver vários projetos com a comunidade de Lavras, desenvolvendo princípios de responsabilidade e cidadania.
Katya Kavuya Jeannot é estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFLA. Natural da República Democrática do Congo, o estudante participa do Núcleo de Cultura Internacional e julgou interessante a troca de experiências durante a Fenep. “É muito interessante conhecer as ações de outros grupos e interagir com outros assuntos tratados na Universidade”, considerou.
Palestras e Cultura
Além da apresentação dos grupos, empresas e programas, a programação do II Fenep incluiu a realização de quatro palestras: Empreendedorismo e gestão (24/11); Como organizar eventos acadêmicos e cerimonial universitário (25/11); Criando apresentações de alto impacto com o Prezi (26/11) e Movimento Choice (27/11). As palestras foram realizadas em diferentes anfiteatros da Universidade.
A II Fenep também contou com uma programação cultural, com diferentes estilos musicais, oficinas de artes plásticas, dança, maracatu e roda de capoeira.
Confira a galeria de fotos registradas pelos estudantes que participaram da organização do evento (DCE). Clique na primeira foto e siga a seta para abrir as demais em tamanho expandido.