Em recente avaliação do Ministério da Educação (Inep/MEC), o curso de Nutrição da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi destacado como o segundo mais bem avaliado do País, de acordo com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Para consolidar ainda mais esta área do conhecimento na Universidade, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe/UFLA) aprovou a criação do Departamento de Nutrição (DNU), fruto de um projeto estratégico de crescimento e fortalecimento de diferentes linhas de pesquisa.
Quatorze docentes do curso de Nutrição, antes lotados no Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), passam a integrar o novo departamento, sob a chefia do professor Wilson César de Abreu. O crescimento da área, seus projetos e perspectivas no âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2011/2015) fundamentaram a proposta.
Para a coordenadora do curso, professora Sandra Coelho, a criação do DNU é uma conquista que permitirá a consolidação do curso. “Poderemos investir ainda mais na oferta de ensino de qualidade, unindo teoria e prática, de forma a preparar nosso aluno para as exigências do mercado de trabalho”. Ela lembra também que o DNU terá metas e compromissos com a comunidade de Lavras. “Estaremos presentes na sociedade, com ações diversificadas, como educação nutricional em escolas, projetos de extensão que atendam os diversos ciclos da vida e, no futuro, com atendimento nutricional individualizado em um ambulatório”.
O momento de reconhecimento por que passa o curso – com a avaliação de destaque no IGC e ascensão da profissão no mercado de trabalho – colabora, na avaliação de Sandra, para com os projetos futuros. “Esperamos continuar a nos esforçar e a crescer para levar a marca da UFLA cada vez mais longe”, diz.
Consolidação e perspectivas
O curso de Nutrição, iniciado em 2009, oferece 50 vagas semestrais, sendo 60% destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e 40% ao processo de avaliação seriada (PAS). O curso funciona em período integral e está vinculado ao Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA / UFLA).
O curso conta ainda com quatro núcleos de estudo, com foco em diferentes áreas: Núcleo de Estudos em Alimentos Funcionais (Neaf), Grupo de Estudos de Nutrição em Exercício (Genex), Núcleo de Estudos em Saúde Materno Infantil (Nesmi) e Núcleo de Estudos em Nutrição Clínica (Nenucli). Além dos grupos de estudo, estudantes de Nutrição prestam serviços por meio da empresa Nutre Empresa Júnior.
Os docentes participam do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu Nutrição Humana e Saúde, vinculado ao DCA, e existem projetos para criação de dois novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu com a participação de docentes do DNU: Programa de Pós-Graduação em Saúde Integrada (interdisciplinar) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde, Alimentação e Nutrição. Os docentes, embora já atuem de forma interdisciplinar, colaborando com programas de pós-graduação da UFLA e com outras instituições de ensino, analisam a viabilidade de criar um curso especifico da área – Pós-Graduação em Nutrição.
A participação dos professores e estudantes em programas de extensão também é um ponto a ser ressaltado. Diversas atividades são exercidas na comunidade, com o objetivo de promover ações transformadoras na sociedade, pela difusão do conhecimento científico e tecnológico na área da nutrição.