Projeto foi aprovado em edital do CNPq, em dezembro
Oferecer uma alternativa de transporte mais confortável e rápida que os ônibus coletivos urbanos, e mais sustentável e barata que os automóveis, garantindo menos tempo perdido no trânsito: essa é a proposta do Leva Eu, plataforma desenvolvida pela Mitah Technologies – empresa incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec). O caráter inovador do projeto levou à sua aprovação na Chamada Pública Nº 54/2013 MCTI/SETEC/CNPq – RHAE Pesquisador na Empresa – Faixa B, divulgada em 29 de dezembro.
O aplicativo é voltado para pessoas que precisam se deslocar ao trabalho ou escola em centros urbanos, por meio de transporte coletivo privado a pessoas que adquiram o serviço, bem como a empresas interessadas em oferecer o benefício aos servidores, visando à melhoria da qualidade de vida e produtividade.
“A plataforma tecnológica é uma solução que combina a capacidade de manipular grandes volumes de dados sobre trânsito e movimentação de pessoas com algoritmos de roteamento dinâmico. O Leva Eu define as melhores rotas, minimizando a distância percorrida e o número de paradas, e maximizando o número de passageiros atendidos, a partir da análise e combinação de demandas, sempre à luz de restrições regulatórias”, explica Ricardo Victorio, sócio da empresa. Como consequência, o Leva Eu aumenta a eficiência da frota, reduzindo custos e a necessidade de investimento em novos veículos, abrindo espaço para a redução do preço do serviço.
Ricardo lembra que milhões de pessoas sofrem com o trânsito nos grandes centros urbanos em todo o mundo, diariamente. Somente no Brasil, são mais de 90 milhões de pessoas que residem em cidades com mais de 500 mil habitantes. Essas pessoas gastam, em média, duas horas e meia no trânsito por dia, segundo dados da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal) e Associação Internacional do Transporte Público (UITP). As consequências não se limitam ao tempo perdido: envolvem, também, o aumento do nível de estresse e de doenças relacionadas ao trânsito, causando a perda de produtividade e prejuízos bilionários às instituições.
Para o oferecimento do serviço, a Mitah realizará parcerias com empresas de transporte que possuam ônibus, que deverão ser customizados. Atualmente, o software está disponível apenas para IPhones, mas deverá ser disponibilizado ainda em janeiro para Android. O serviço está em fase de testes com empresas parceiras de Belo Horizonte. Outra modalidade em que deverá ser oferecido é o de excursões: “Qualquer usuário poderá promover uma excursão, com roteiro, e divulga-la pelo Leva Eu. Por meio do aplicativo, outros usuários poderão adquirir seu ingresso no passeio”, conta Ricardo.
Saiba mais sobre o aplicativo em: http://levaeu.net
RHAE Pesquisador na Empresa
O edital apoia projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio da inserção de mestres ou doutores em empresas privadas. Nesse sentido, os recursos aprovados para a Mitah destinam-se exclusivamente ao pagamento de pesquisadores, mestres e doutores, que estarão envolvidos no desenvolvimento da plataforma de Big Data e do núcleo de otimização do sistema Leva Eu.
Mitah Technologies
A Mitah Technologies, incubada Inbatec/UFLA, é uma empresa de Tecnologia da Informação centrada na inovação tecnológica e no desenvolvimento de soluções efetivas a partir da integração e aplicação de saberes científicos, tecnológicos e corporativos.
Inbatec
A Inbatec é o órgão responsável pelo processo de incubação de empresas de base tecnológica e pelo desenvolvimento da cultura empreendedora no âmbito da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Durante o processo de incubação, as empresas selecionadas são abrigadas e recebem apoio e orientação para se desenvolver. Os empreendimentos de base tecnológica são aqueles cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nas quais a tecnologia representa um alto valor agregado.
Vinculada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec), a Inbatec apoia empreendimentos relacionados à comunidade universitária: de alunos de graduação e de pós-graduação da UFLA; pesquisadores, docentes e técnicos administrativos; servidores públicos ativos e iniciativos; e empreendedores da iniciativa privada, desde que estejam associados com algum membro da comunidade universitária.